16 de agosto de 2022


ABI participa da cerimônia do Dia da amizade China-Rio


28/08/2020


No dia oito de agosto é celebrado o Dia da Amizade China-Rio de Janeiro, instituído no ano de 2018, pela lei N° 5.645, de autoria do deputado estadual do RJ Gustavo Tutuca (MDB/RJ). Para celebrar a data, o Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro promoveu uma Celebração Virtual do Dia da Amizade China-Rio, na sexta-feira, dia 7 de agosto, que contou com a presença de representantes da comunidade e instituições chinesas sediadas na cidade, além de autoridades do governo, da sociedade fluminense e veículos de comunicação, como os canais comunitários de televisão do Rio de Janeiro e Brasília, além da Revista Intertelas, de formato eletrônico.

O presidente da ABI Paulo Jeronimo (Pagê) (6 na foto) se fez presente representando a Centenária Casa dos Jornalistas. O Cônsul-Geral da China no Rio Li Yang (1 na foto) destacou em seu pronunciamento que “Há 200 anos atrás, 300 chineses desembarcaram no Rio de Janeiro para cultivar o chá. Assim, começa a ser escrita a história de amizade entre chineses e brasileiros. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas há 46 anos, a cooperação bilateral tem sido harmoniosa”. “A China e o Brasil têm-se ajudado mutuamente desde o início da pandemia.

O governo chinês doou ao governo brasileiro material de combate ao novo coronavírus. A comunidade chinesa do Rio de Janeiro também se mobilizou para realizar a doação de cestas básicas e de material de proteção como máscaras às comunidades carentes. Vamos seguir trabalhando juntos para promover a parceria estratégica global Brasil e China, em uma cooperação amistosa entre chineses e cariocas“.

O autor da lei, deputado estadual Gustavo Tutuca (2 na foto), após agradecer as doações realizadas pela comunidade chinesa no Rio enfatizou que “A China tem tido um papel protagonista no combate ao coronavírus e também terá na retomada econômica mundial. As doações e parceria dos chineses comprovam o laço de amizade que celebramos na data de hoje“. O representante da comunidade chinesa no Rio, vice-presidente da Federação dos Chineses Ultramarinos da Província de Zhejiang e presidente de honra da Câmara de Intercâmbio Cultural de Brasil e China Yin Xiaomin (3 na foto) depois de realçar a cooperação mútua no combate aos efeitos perversos da pandemia, lembrou a histórica parceria entre os dois povos: “Nossa amizade é sólida e nem as mudanças no cenário internacional afetarão este laço que construímos ao longo das últimas décadas. A personalidade do povo brasileiro cria um ambiente propício para a boa convivência com os chineses que aqui habitam. Sentimos que fazemos parte desta importante comunidade. O Brasil é nossa segunda terra natal“.

O chefe da representação do Itamaraty no Rio de Janeiro embaixador Eduardo Prisco Paraíso Ramos (4 na foto) ABI PRESENTE NA CERIMÔNIA VIRTUAL DO DIA AMIZADE CHINA-RIO DE 2020 lembrou um pouco da história das relações Rio e China que trouxe para a capital dos cariocas um de seus principais pontos turísticos: a vista chinesa. “A amizade de Brasil e China vem de longa data com a chegada dos imigrantes logo depois da vinda da família real portuguesa para o Rio. Os imigrantes chineses começaram a plantação de chá nas encostas do maciço da Tijuca. Ano passado, tivemos uma cerimônia no Jardim Botânico para inaugurar a pedra fundamental e uma planta de chá remanescente deste esforço.

A comunidade chinesa continuou a habitar aquela região, o que levou ao prefeito Francisco Pereira Passo (1836-1913) a construir um pavilhão em estilo chinês, onde a vista é muito bonita da cidade e denominá-la vista chinesa“. Segundo o ex-secretário estadual de educação e atual diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio Wagner Victer (5 na foto), “a parceria com a China é importante não apenas pelo crescimento econômico chinês, mas pelo conjunto de investimentos que estamos recebendo como ocorreu com a State Grid Corporation of China, que atua no setor de transmissão de energia elétrica, na área de produção de petróleo, a parceria com a Projemar, empresa brasileira de engenharia naval e offshor, no projeto do aeroporto internacional e agora na cooperação com a Covid-19“. Ao final, houve exibição do vídeo “Concerto da Música Tradicional Chinesa Dia China-Rio de Janeiro”, que pode ser conferido em https://youtu.be/1ZdOvj2sMwM

Autor: Moysés Corrêa, jornalista TVCRIO / TV Comunitária do Rio de Janeiro (canal 6 NET)

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012