ABI ganha Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj


11/12/2008


O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, recebeu comunicado da Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro, informando que a Associação será a primeira a receber o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, criado em homenagem ao seu centenário. A idéia da premiação, aprovada pelo Presidente da Alerj, Jorge Picciani, partiu do Deputado Marcelo Simão, que também escolheu a entidade para inaugurar a honraria:
— A ABI jamais deixou de cumprir os objetivos que a originaram, mas se adaptou ao longo do tempo. Seus estatutos foram ajustados às diversas situações socioeconômicas da indústria jornalística. Como disse em 1969 um ex-Presidente da Casa, Fernando Segismundo, “além das finalidades fundamentais, a Associação deve interpretar o pensamento, as aspirações, os reclamos, a expressão cultural e cívica da nossa imprensa, estimular entre os jornalistas o sentimento de defesa do patrimônio cultural e material da Pátria, realçar a atuação da imprensa nos fatos da nossa História e colaborar em tudo que diga respeito ao desenvolvimento intelectual do País”. Sendo assim, nada mais justo que a entidade seja a primeira a receber o prêmio.

O Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo premiará anualmente pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado destacada contribuição ao desenvolvimento da imprensa no Estado do Rio de Janeiro. Os jornalistas premiados receberão um troféu com a figura do busto de Barbosa Lima Sobrinho. A cerimônia de entrega da premiação à ABI será marcada no início de 2009.