ABI exibe documentário sobre Modesto da Silveira


19/01/2017


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Imprensa exibirá hoje (23), às 15h, em sua sede, no auditório Belisário de Souza, no Centro do Rio, documentário sobre o jornalista e advogado Modesto da Silveira. No início da década de 1970, Modesto da Silveira tornou-se advogado voluntário da ABI e defendeu dezenas de pessoas gratuitamente. Seu nome está ligado à defesa das liberdades democráticas.

Ele é considerado por juristas o advogado que mais defendeu presos políticos e familiares de desaparecidos e sequestrados pelo regime ditatorial brasileiro de 1964-1985.

O advogado e jornalista nunca deixou de atuar nas causas sociais e participou ativamente da instalação da Comissão da Verdade e da abertura dos arquivos da ditadura militar.

Modesto da Silveira participou de diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs) em defesa dos direitos humanos, foi um dos fundadores do Conselho Brasileiro de Defesa da Paz (Condepaz) e membro do Conselho Mundial de Paz (CMP), órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Filho de lavradores sem-terra do interior de Minas Gerais, chegou a trabalhar como operário de pedreira na infância. Modesto da Silveira concluiu a faculdade de Direito dois anos antes do golpe de Estado no Brasil. Chegou a ser sequestrado pelo Departamento de Ordem Pública – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI – CODI), assim como vários advogados como os ilustres Heleno Fragoso, Evaristo de Moraes, Augusto Sussekind de Moraes Rego, entre outros.