ABI estabelece parceria com OAB Barra da Tijuca; a ideia é fortalecer sociedade civil


Por Claudia Sanches

28/10/2015


DSC00093

Os advogados Claudio Carneiro e Janssen Oliveira e o Presidente da ABI Domingos Meirelles

A Diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) recebeu, nesta terça-feira (27), a visita do Advogado, escritor e Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) Claudio Carneiro, que concorre à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, da subseção Barra da Tijuca.

Estiveram presentes no encontro o Presidente da ABI Domingos Meirelles, Paulo Jeronimo de Sousa, Vice-Presidente da entidade, o Advogado o Diretor de Assistência Social Arcírio Gouvêa, o Conselheiro Antônio Moura Reis, Lindolfo Machado Presidente da Comissão de Sindicância e o Advogado Janssen Santos Oliveira.

O objetivo da reunião foi apresentar aos Conselheiros e Diretores da ABI os projetos e atividades da OAB Barra relacionadas aos Direitos Humanos e promover acordos neste campo. A inciativa da aproximação desses dois grandes representantes da sociedade civil surgiu da necessidade de estender as atividades da OAB e estreitar o relacionamento entre elas. Durante a conversa, Domingos Meirelles destacou o importante papel da ABI e da OAB na história do País.

Segundo Claudio, a ideia é aproximar as duas instituições que têm grande relevância na sociedade civil no sentido de redirecionar forças: “Estamos partindo do jurídico com enfoque na questão social. Já temos uma programação para 2016, como o congresso sobre legislação ambiental e sustentabilidade. Durante a reunião conversamos sobre temas fundamentais como o Direito de Resposta e o Papel da Imprensa e os 50 anos do Código Tributário e ações para o defender o cidadão”, afirmou o advogado.

Advogado e escritor

 

livro oab

 

Ex-policial e escritor, Claudio Carneiro estará lançando, no dia 12 de novembro, na Universidade Estácio de Sá, o livro  “Moeda – a Verdade oculta”, juntamente com o romancista Wellington Pinto. Editado em Portugal pela Chiado Editora, o livro está esgotado no país e está sendo traduzido para outros idiomas. A obra conta a história de um policial e um traficante, que revelam o universo dos dois mundos distintos, na verdade, “duas faces da mesma moeda”, como diz o autor. O coquetel de lançamento será realizado no auditório da Universidade, que fica no Campus Tom Jobim, na Avenida  das Américas, 4.200, no Centro Empresarial no Barra Shopping.

Parceria Histórica

Em janeiro último, a Associação Brasileira de Imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil, através presidente do Conselho Federal da OAB Marcus Vinicius Furtado Coelho restabeleceram a parceria histórica entre as duas entidades que existia desde 1930, quando a Ordem dos Advogados foi fundada. O acordo foi selado durante o coquetel oferecido pela presidente Dilma Rousseff, nos salões do Itamaraty, para comemorar sua posse, em Brasília, no dia 1º de janeiro deste ano.

A fusão política mais expressiva da OAB e da ABI foi em 1992 quando as duas instituições pediram o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo. As duas entidades desempenharam também importante papel na luta pelo restabelecimento do Estado de Direito durante o governo militar (1964-1985). Estiveram juntas na campanha cívica das Diretas Já!, em 1984, e nos movimentos em defesa dos Direitos Humanos, e na campanha da Anistia ampla, geral e  irrestrita, na segunda metade dos anos 70. A contribuição das duas instituições foi igualmente significativa no trabalho desenvolvido, em 1988, pela Constituinte que restaurou a ordem democrática no país.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012