ABI e FENAJ apoiam paralisação da EBC


11/08/2020


Greve de 24 horas é por melhores condicões de trabalho, plano de carreiras e contra censura. O presidente da ABI, Paulo Jerônimo, disse que “a Associação Brasileira de Imprensa se solidariza com os trabalhadores da EBC na paralisação de 24 horas por condições justas no plano de carreiras e reitera seu firme apoio à comunicação pública e contra as tentativas de privatização da empresa”.

 

NOTA DA FENAJ

“FENAJ apoia paralisação de 24h dos trabalhadores da EBC. Jornalistas e radialistas protestam contra irregularidades do plano de carreiras apresentado pela empresa pública FENAJ FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS”

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apoia a paralisação de 24 horas dos jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta terça-feira, dia 11, contra a aprovação de um plano de carreiras que comete uma série de ilegalidades.

No meio da pandemia da covid-19, a empresa pública apresentou uma proposta de novo plano sem ter atendido a nenhuma demanda histórica dos trabalhadores, apresentadas pelos sindicatos de jornalistas e de radialistas de Brasília, Rio e São Paulo.

A decisão de mobilização veio após uma nova tentativa das entidades sindicais se reunirem com a EBC para mudança das propostas, o que mais uma vez não foi aceito.

Para os jornalistas, um novo plano prevê um acúmulo de função com atividades de repórter fotográfico e cinematográfico. Além disso, o plano inviabiliza progressões por antiguidade, não mexe na tabela e no número de níveis das carreiras (41 para jornalistas), despreza a ampliação da formação dos empregados e não estabelece diretrizes condizentes com o jornalismo para a avaliação dos trabalhadores.

A FENAJ apoia a luta dos trabalhadores da EBC, principalmente em um momento que o governo Bolsonaro ameaça a empresa de privatização, pratica censura editorial reiteradas vezes, e tenta transformar a empresa em uma agência de propaganda do governo.

#EBC #ComunicaçãoPública.