1 de julho de 2022


ABI e ACI repudiam ameaças contra radialista em Limoeiro do Norte (CE)


11/03/2022


Publicado no site da Associação Cearense de Imprensa (ACI)

 

A Associação Cearense de Imprensa (ACI), juntamente com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), se somam ao Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará – SINDRADIOCE, e repudiam ameaças feitas ao radialista Helton Jobson Bessa Rodrigues, da TV Jaguar, em Limoeiro do Norte-CE que sofreu ameaças por parte de um vereador de Alto Santo-CE. As entidades defendem o respeito, a liberdade e a integridade dos profissionais de imprensa.

Confira abaixo a nota completa emitida pelo Sindradioce:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará – SINDRADIOCE, repudia os atos praticados pelo Vereador Luan Seguros, de Alto Santo – Ce, que no dia 05 de março de 2022, na Sessão da Câmara Municipal da cidade de Alto Santo, proferiu ameaçadas veladas contra o Comunicador associado Helton Jobson Bessa Rodrigues da TV Jaguar, pelo simples fato do comunicador ter realizado uma matéria com apuração minuciosa dos fatos sobre as candidaturas laranjas na cidade, portanto estava no desempenho de suas funções comunicativas.

Profissionais da comunicação, como jornalistas, radialistas e outros trabalhadores, garantem que a cidadania receba, a todo tempo, informações, imagens, depoimentos, análises e opiniões sobre os fatos da vida.

O Sindicato considera extremamente preocupante a repetição de ataques aos radialistas no exercício da profissão. É inaceitável que a imprensa seja impedida de atuar na cobertura de fatos de interesse da sociedade.

Liberdade de Imprensa não se negocia, se defende! Assim sendo, exortamos a todos para que a liberdade de expressão prevaleça e as discordâncias sejam manifestadas com vigor, mas nunca com o emprego da violência.

O SINDRADIOCE repudia toda e qualquer forma de intimidação ou ato de violência contra os profissionais da imprensa, e pede às autoridades a apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.

Fortaleza, 11 de março de 2022.

ANTÔNIO PEREIRA VIANA
Presidente

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012