ABI critica indiciamento de repórter pela PF


01/07/2011


A ABI encaminhou ofício nesta sexta-feira, 1º de julho, ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacando que o indiciamento do jornalista Allan Abreu pela Polícia Federal (PF) por recusar revelar a fonte de suas informações “constitui grave atropelamento da Constituição”. O jornalista trabalha no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP).
 
O jornalista foi indiciado na última quinta-feira, 30 de junho, por ter usado em duas reportagens informações obtidas por meio de escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Tamburataca, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais do Ministério do Trabalho acusados de cobrar propinas de empresários para se livrar de multas trabalhistas.
 
 
Veja a íntegra do ofício da ABI:
 
 
“Ilustre Ministro José Eduardo Cardozo,
 
O indiciamento de jornalista do “Diário de São José do Rio Preto” pela Polícia Federal por recusar revelar a fonte de suas informações constitui grave atropelamento da Constituição, que protege expressamente o sigilo da fonte. O dever de preservar o segredo de justiça em investigações policiais é das autoridades que o decretaram, e não do jornalista e da imprensa, cujo dever é divulgar informações, e não ocultá-las.
 
A Associação Brasileira de Imprensa espera que Vossa Excelência intervenha no caso, determinando à Polícia Federal que respeite a Constituição da República e resista à sedução de totalitarismo de que esse indiciamento é inadmissível manifestação.
 
Cordialmente Maurício Azêdo, Presidente da ABI”