A História do Brasil através da música


14/10/2023


A resistência política e a luta pela liberdade no país contadas através da música. Foi essa a viagem cultural proposta pelo jornalista Franklin Martins na mesa de debate na sexta-feira(6/10) na segunda edição do Fliv-Rio. O autor de Quem foi que inventou o Brasil, lançado pela Kotter Editorial, relatou o processo de pesquisa para a elaboração do livro que faz parte de uma trilogia. A pesquisa identificou mais de mil canções brasileiras que abordam temáticas políticas, especialmente com temáticas de luta progressista.

“O Brasil tem uma produção musical sobre política riquíssima. Aqui, a música de resistência, de protesto, não tem força apenas nos momentos de crise como em outros países. Um destaque é o carnaval, que no Brasil é basicamente uma crônica dos acontecimentos do ano, bem diferente de outros carnavais, como o de Veneza”, avalia.

A fala de Franklin foi ilustrada por músicas de diferentes estilos, épocas e regiões do país. Canções que abordam a independência, a Guerra do Paraguai, a escravidão, propiciando reflexão sobre a história do Brasil.

“Eu sou fascinado pela riqueza dessa produção. Penso que ela deveria ser utilizada amplamente por professores, o que tornaria o ensino de história muito mais vivo e atrativo”, propõe.

A apresentação da mesa foi feita pela diretora de cultura da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Iara Cruz. A palestra emocionou os participantes. Dora Barbieri, ex-diretora do Sinttel-Rio, considerou a mesa uma oportunidade valiosa:

“Que trabalho lindo. A gente vê a participação do povo brasileiro na construção da nossa cultura. A gente percebe o quanto as classes populares contribuíram na história brasileira. Essa mesa foi um aprendizado, uma tarde incrível. Parabéns pelo trabalho”, afirmou.

O título da obra de Franklin Martins é inspirado na marchinha de Lamartine Babo, História do Brasil. As músicas abordadas no livro estão disponíveis no site: https://www.quemfoiqueinventouobrasil.com/