A fogueira de Santo Antônio: é o capitalismo, irmão


13/06/2023


13 de junho. Hoje é dia de Santo Antônio, o casamenteiro das festas juninas que já estão em plena temporada. Santo do enamoramento e da fruição das delicias e delicadezas do amor, o franciscano tem pulado uma fogueira por dia para afastar o desencanto amoroso que vem confundido as emoções e machucando os corações. Em auxílio à fé do protagonista, a escritora e psicoterapeuta Colette Shade dá uma dica do porquê a vida romântica tem estado mais para penitência do que para folguedo. O artigo de Colette, reproduzido a seguir, foi publicado na revista Jacobin Brasil* com tradução de Gercyane Oliveira.

O capitalismo está acabando com sua vida romântica

Por Colette Shade, em Jacobin

Em geral, os problemas nos relacionamentos são considerados questões pessoais. Mas, do estresse financeiro ao excesso de trabalho, as pressões sistêmicas do capitalismo também afetam nossa vida romântica.

Sexo e relacionamentos são temas importantes na terapia. Quer se trate de um conflito com um parceiro ou cônjuge, de decidir se deve ou não permanecer em um relacionamento, de dor e confusão após um rompimento ou divórcio, de frustrações com o namoro e a vida de solteiro ou de questões sobre sexualidade: a terapia pode proporcionar um espaço privado e relativamente objetivo para se ter uma perspectiva e desenvolver relacionamentos consigo ou com outras pessoas.

O problema é que não fazemos sexo ou temos relacionamentos em um vácuo. Namoramos, fazemos sexo, terminamos, casamos, divorciamos, procriamos e nos comunicamos sob nossas condições sociais e econômicas. Técnicas terapêuticas como declarações do “eu” podem facilitar a construir relacionamentos, mas quando se trata de intimidade, o capitalismo ainda força nossa mão de inúmeras maneiras. Por esse motivo, não podemos simplesmente fazer terapias para sair dos problemas de relacionamento sujeitos ao nosso contexto social.

“Temos uma escassez de tempo e dinheiro, e essa dupla escassez pode causar sérios problemas no sexo e nos relacionamentos”.

Como já escrevi anteriormente na Tribune, o capitalismo torna a vida muito mais estressante do que ela precisa ser. A maioria das pessoas luta em uma sociedade em que as crises e o custo de vida estão em espiral e a maioria das pessoas trabalha o tempo todo para pagar as necessidades básicas de sobrevivência. Temos uma escassez de tempo e dinheiro, e essa dupla escassez pode causar sérios problemas no sexo e nos relacionamentos.

Em um estudo de 2009 publicado na revista Family Relations, os pesquisadores descobriram que “os cônjuges classificaram os conflitos [sobre dinheiro] como mais intensos e significativos do que outros tópicos de conflito: Eles duraram mais tempo, cobriram com mais frequência problemas que haviam sido discutidos anteriormente e tiveram maior importância atual e de longo prazo para os relacionamentos dos casais”. Recentemente, em fevereiro de 2022, o The Independent publicou uma reportagem sobre um estudo realizado no Reino Unido que revelou que quase dois terços das pessoas que admitem discutir com seus parceiros o fazem por causa de dinheiro. Um terço admitiu manter segredos financeiros de seu parceiro, como economias ou dívidas – prova do poder que o estresse financeiro tem de minar os princípios básicos da boa relação. É ainda mais difícil remover a questão do estresse financeiro de um relacionamento romântico quando esse estresse é exacerbado, como frequentemente acontece, pelo excesso de trabalho.

A questão da falta de tempo se torna ainda mais predominante quando as pessoas estão envolvidas em qualquer tipo de relacionamento não monogâmico – relacionamentos abertos, swing ou poli amor. Um número cada vez maior de terapeutas se autopromove como especialistas em relação ao sexo, oferecendo conhecimento especializado sobre esses estilos de vida, mostrando alternativas fortalecedoras ao status quo. Certa vez, há vários anos, uma terapeuta me perguntou se eu consideraria um relacionamento aberto como alternativa ao infeliz relacionamento em que me sentia preso. Eu ri dela e disse: “Onde eu encontraria tempo?”

A rapidez com que um relacionamento progride também pode ser influenciada por fatores financeiros. Os custos exorbitantes dos aluguéis muitas vezes levam os casais mais jovens a morarem juntos antes de se sentirem realmente prontos: no mundo todo, os inquilinos estão enfrentando aluguéis recordes em meio a uma crise de custo de vida e morar com um parceiro pode muitas vezes ser uma forma de mitigar isso. Os fatores financeiros, por sua vez, impedem que as pessoas saiam de relacionamentos em que não estão mais felizes, muito menos de relacionamentos abusivos. Os terapeutas muitas vezes se veem ajudando os clientes a navegar com segurança em situações de violência interna – mas como os clientes podem fazer escolhas seguras para si mesmos quando as opções disponíveis são o abuso ou a falta de moradia?

“Um dos muitos efeitos indiretos possíveis do estresse financeiro e do excesso de trabalho é a alteração da libido.”

Há também a situação do solteiro. Como observa a escritora Anne Helen Petersen, o fato de não poder dividir o custo da moradia, dos serviços públicos, dos utensílios domésticos, entre outros, coloca as pessoas solteiras em desvantagem financeira em comparação com seus pares casados. Nos Estados Unidos, os solteiros pagam mais impostos e o casamento é uma das únicas maneiras confiáveis de ter um bom plano de saúde. Um estudo de 2013 que ela cita estima que uma mulher solteira com um salário anual de US$ 40.000 pagaria quase meio milhão de dólares a mais ao longo de sua vida em moradia, assistência médica e outros custos em comparação com uma mulher casada com o mesmo salário. Diante dessa escolha, por que você não ficaria em um relacionamento ruim?
As soluções para esses tipos de problemas geralmente se resumem à questão de mais dinheiro e mais tempo. Por exemplo, um dos muitos efeitos indiretos possíveis do estresse financeiro e do excesso de trabalho é a alteração da libido. Em 2017, a pequena cidade de Overtone, na Suécia, lançou a ideia de licença sexual remunerada em resposta ao aumento da idade média da população e, embora essa ideia seja obviamente boba, na verdade é um indicativo do tipo de abordagem que poderia ter um impacto positivo nos relacionamentos. Uma interpretação mais realista poderia existir na forma de uma jornada de trabalho com uma semana de quatro dias sem perda de remuneração, o que daria aos indivíduos mais tempo para relaxar e nutrir os elementos físicos e emocionais de seus relacionamentos. Para aliviar parte da pressão financeira sobre os relacionamentos românticos, precisamos simplesmente de salários mais altos.

Quaisquer que sejam os tipos de relacionamentos que tenhamos – e não apenas românticos, mas também com amigos e familiares – as condições do capitalismo desempenham um papel em nossa capacidade de mantê-los e nutri-los, roubando nosso tempo e nos dando como recompensa um salário que mal dá para viver. Isso não quer dizer que o socialismo possa resolver todos os problemas do coração, mas há benefícios óbvios na construção de um mundo que valoriza a liberdade e o bem-estar de todos em detrimento da riqueza de poucos.

*jacobin.com.br