A ABI festeja os 60 anos da campanha “o petróleo é nosso”


03/10/2013


petrobras

Destacando que esta é a mais importante conquista da nossa existência nacional pela independência econômica, a ABI dirigiu nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, uma saudação aos trabalhadores, técnicos e especialistas de diferentes áreas da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, pelo sexagésimo aniversário de criação da empresa, instituída pela Lei no 2.004, de 3 de outubro de 1953, sancionada pelo Presidente Getúlio Vargas.

A ABI salientou igualmente que a criação da Petrobras foi resultante da campanha cívica (“O petróleo é nosso”) cuja deflagração teve como cenário ato público realizado em seu Auditório Oscar Guanabarino em 4 de junho de 1948. O movimento constituiu uma mobilização até então sem precedentes de patriotas de todas as camadas sociais, à frente Henrique Miranda e Maria Augusta Tibiriçá Miranda, esta ainda viva. Foi intensa na campanha a atuação de militares, entre os quais os jovens tenentes Francisco Teixeira e Ruy Moreira Lima, e de jornalistas, entre os quais Mattos Pimenta, diretor do “Jornal de Debates”, Lourival Coutinho, diretor de “Panfleto”, e de repórtes, redatores, articulistas e editorialistas dos diários comunistas “Imprensa Popular”, do Rio, e “Notícias de Hoje”, de São Paulo, como Bercelino Maia, Nelson Lontra Costa, Raul Azêdo Netto, Paulo Mota Lima, Pedro Mota Lima e Rivadávia Mendonça. Em outros veículos participaram da campanha Joel Silveira e Rafael Correa de Oliveira. Em apoio à campanha Henrique Miranda fundou e dirigiu o jornal “Emancipação Nacional” e o Centro de Estudos de Defesa do Petróleo e da Economia Nacional, que coordenou o movimento.

A ABI estará presente hoje, dia 3, no ato público comemorativo organizado pela Associação dos Engenheiros da Petrobras – AEPET, na sede do Clube de Engenharia, Av. Rio Branco 124, ao meio-dia.