Nova gestão da TV Cultura demite funcionários


Por Igor Waltz*

24/06/2013


Ao menos 13 gerentes, cinco coordenadores e 18 profissionais das áreas administrativa e técnica da TV e das rádios Cultura, além da TV Rá-Tim-Bum, foram dispensados na última sexta-feira, 21 de junho, ao fim da primeira semana da 2ª gestão de Marcos Mendonça à frente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora das emissoras. Ele já ocupou o cargo de 2004 a 2007.

A lista deve chegar a 40 demissões e já inclui o vice-presidente de Conteúdo, Eduardo Brandini, e o gerente de Aquisição e Produções Independentes, Marcos Fernandes, um paradoxo para a promessa do novo diretor-presidente em ampliar o espaço à produção independente na Cultura.

Pelo menos oito outros diretores responsáveis por outras áreas devem deixar a emissora. A área jurídica e o administrativo do canal já sofreram cortes. Mendonça, que assumiu o cargo na segunda-feira, 17 de junho, reuniu-se ao longo da semana com vários gestores da TV Cultura.

Procurada, a TV Cultura não divulgou os nomes dos dispensados. Disse que algumas trocas são normais em mudança de gestão e que pequenas alterações em alguns cargos já estavam previstas.

*Com informações dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.