Após demissões, Folha anuncia reforma editorial


Por Cláudia Souza*

06/06/2013


Em comunicado oficial aos seus funcionários, divulgado nesta quarta-feira, dia 5, a Folha de S.Paulo anunciou alterações em sua estrutura editorial. Parte das decisões acarretou no enxugamento de produtos e na extinção de cargos de edição, conforme texto assinado pelo editor-executivo Sérgio Dávila, que afirmou que “o fraco desempenho da economia e seu reflexo na publicidade dos jornais obrigaram a Folha a fazer ajustes pontuais em suas despesas, com corte de vagas de trabalho e suspensão da cobertura de folga e férias”.

Cerca de 40 jornalistas e profissionais de outras áreas da empresa foram demitidos no último dia 3.

A reforma promovida pelo veículo inclui o reagrupamento de alguns cadernos em torno de três novos núcleos de produção. O caderno de Cultura englobará os cadernos Ilustrada e Ilustríssima e será comandado por Heloísa Helvécia, que era editora do Caderno Equilíbrio.

Desmentindo rumores de que o Ilustríssima desapareceria e seria absorvido pelo Ilustrada, o comunicado informa que ambos continuarão a existir como hoje. Os atuais editores do Ilustrada, Fernanda Mena, e do Ilustríssima, Paulo Werneck, foram convidados a permanecer no jornal como repórteres especiais.

O segundo novo núcleo da Folha é o de Mercado, que passa a incluir um caderno homônimo e os semanais Folhainvest e Carreiras, Imóveis e Veículos, sob a coordenação de Ana Estela de Souza Pinto. O cargo de editor de Suplementos foi extinto e sua atual titular, Lulie Macedo, às vésperas de sair em licença-maternidade, permanecerá no jornal atuando em projetos especiais.

O terceiro núcleo agrupará as editorias de Ciência, Saúde e Equilíbrio e terá à frente a atual editora de Ciência e Saúde Débora Mismetti. O caderno Equilíbrio deixa de circular às 3as feiras e passa a ser uma página semanal em Cotidiano, no mesmo dia. O cargo de editor, que até aqui era ocupado por Heloísa Helvécia, deixa de existir.

Demitidos

Entre os que deixaram o jornal estão o pauteiro de Cidades Guto Gonçalves, o repórter especial de Esportes Fábio Seixas e a colunista Danuza Leão.

Da Fotografia saíram Wanezza Soares e o subeditor Sérgio Carvalho.

Profissionais do Agora São Paulo também entraram no corte: Alan de Faria, da coluna Zapping, e o fotógrafo Almeida Rocha.

Da sucursal Brasília saíram Andreza Matais, de Política, e Antonio Marcelino da Silva Filho, que trabalhava na edição e tratamento de imagens.

O comunicado da Folha informa que a configuração dos cadernos semanais do  jornal, a partir de 2ª.feira, 10 de junho, será a seguinte: às 2as, Folhainvest e TEC; às 3as, suplemento do New York Times (apenas para Grande São Paulo); às 4as, Comida; às 5as, Turismo: às 6as, Guia; aos sábados, Folhinha; aos domingos, Ilustríssima, Suplemento Carreiras, Imóveis e Veículos e revista sãopaulo. Mensalmente, no último sábado do mês, o Guia de Livros, Discos e Filmes; mensalmente, no último domingo do mês, a revista Serafina. Não haverá mudanças nos cadernos diários Poder/Mundo, Mercado, Cotidiano, Esporte e Ilustrada.

*Com informações do Jornalistas&Cia.