Enrico Bianco morre aos 94 anos


11/03/2013


O artista plástico ítalo-brasileiro Enrico Bianco, 94 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 7, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O pintor, gravador, desenhista e ilustrador, de estilo modernista, foi internado no sábado, dia 2, e lutava contra um câncer na próstata.
Nascido em Roma, em 1918, Bianco iniciou seus estudos com Maud Latour, em Roma, na década de 1930.
 
No Rio de Janeiro, entre 1935 e 1937, estudou com Cândido Portinari no Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal – UDF, e auxiliou o mestre em diversas obras, com destaque para o painel Guerra e Paz, os murais do Ministério da Educação e Cultura – MEC, os painéis do Banco da Bahia, o edifício da ONU.
 
Em 1940, realizou sua primeira individual no Copacabana Palace.
 
Entre outros trabalhos, ilustrou a edição especial de “Caçada de Esmeraldas”, de Olavo Bilac, organizada por bibliófilos brasileiros e o álbum de gravação do poema sinfônico “Anhanguera”, de Hekel Tavares, em 1951.

 
Enrico Bianco foi muito próximo de Burle Max e desenvolveu sua obra sob a influência de grandes artistas nacionais, explorando temas relacionados aos costumes da sociedade brasileira.