Entidades alertam para violência no México


05/12/2012


As ONGs Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Artigo 19 denunciaram os casos deagressão a jornalistas e ataques a sedes de veículos de comunicação durante os protestos contra a transição presidencial no México, no último dia 1º.
 
Pelo menos sete jornalistas de diferentes veículos foram agredidos enquanto cobriam a manifestação e os conflitos entre policiais e opositores do Presidente Enrique Peña Nieto.
 
Repórteres fotográficos dos jornais Excélsior, El Universal e Milenio, e um cinegrafista do canal Efekto TV estão entre os feridos. Um fotógrafo da agência Reuters teve a motocicleta incendiada. O repórter do site ADN Político, Óscar Balderas, teria sido ameaçado com uma arma por um policial para que parasse de registrar fotos da truculência policial.
 
Em meio aos protestos, as sedes dos jornais Excélsior e El Universal e do canal de TV Efekto TV foram alvo de pichações e ataques com pedras.
 
Dezenas de manifestantes foram presos. Contudo, entre os detidos há jornalistas que estavam trabalhando na cobertura dos protestos, como os fotógrafos independentes Mircea Topoleanu e Brandon Daniel Bazán.
 
A ONG Artigo 19 denunciou que ao longo de 2012 foram registrados 22 casos de ataques contra jornalistas e veículos de comunicação na cidade do México, grande parte deles em situações de protesto.
*Com Knight Center for Journalism.