ABI quer apuração de violências no ES


29/10/2012


A ABI enviou mensagem nesta segunda-feira, 29 de outubro, ao Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reclamando a apuração das violências praticadas contra o repórter André Falcão e o cinegrafista Wagner Martins, da TV Gazeta de Vitória, quando cobriam a apuração da eleição no Município de Vila Velha, na noite de domingo, no bairro de Itaparica.
 
Os autores das violências foram partidários do candidato derrotado, Neucimar Fraga (PR), que agrediram os repórteres quando chegavam para acompanhar o discurso de Fraga. Recebidos com chutes e socos, Wagner caiu desmaiado e foi ferido numa perna, enquanto Falcão não sofreu ferimentos, embora também agredido. Além de agredir esses jornalistas, os partidários de Neucimar destruíram os equipamentos de outros repórteres que registravam as cenas.
 
Após o incidente, que os repórteres Martins e Falcão registraram no Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha, Neucimar Fraga ligou para a direção da Rede Gazeta, lamentando o episódio e pedindo desculpas. Ele disse que iria ajudar na identificação dos agressores.
 
A mensagem enviada pela ABI ao Governador Renato Casagrande tem o seguinte teor:
 
“A Associação Brasileira de Imprensa encarece o empenho de Vossa Excelência para a apuração das violências de que foram vítimas os jornalistas André Falcão e Wagner Martins, quando faziam a cobertura da apuração da eleição no Município de Vila Velha, os quais foram agredidos por partidários do candidato Neucimar Fraga e tiveram seus equipamentos danificados. Ocorrência de tal gravidade deve conduzir à responsabilização penal de sues autores, por constituir intolerável violação da liberdade de imprensa. 

Cordialmente, Maurício Azêdo, Presidente da ABI”