SEC resgata memória da imprensa fluminense


20/08/2012


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) fará, no dia 24 de agosto, na Biblioteca Pública de Niterói, às 16h, a apresentação dos quatro projetos selecionados por meio do edital “Memória da Imprensa Fluminense”, cuja proposta é estimular a produção de trabalhos originais sobre periódicos publicados no estado do Rio de Janeiro.
 
 
Os trabalhos selecionados tiveram como base o levantamento de jornais e revistas editados no interior do estado do Rio de Janeiro. Os projetos foram publicados, em versão impressa ou em DVD, cada um com uma tiragem mínima de mil exemplares. Cada um dos quatro autores recebeu R$ 30 mil, num total de R$ 120 mil.
— Resgatar os jornais publicados no estado do Rio de Janeiro significa valorizar as bibliotecas públicas municipais, local de preservação da memória das cidades, e, assim, contribuir para a difusão da História fluminense, comenta Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento, responsável pelo edital.

 
Foi programada, também, uma mesa-redonda composta pelo Diretor do Arquivo Geral do Estado do Rio de Janeiro, professor Paulo Knauss; pela Superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, Vera Saboya; além dos proponentes selecionados através do edital e convidados.
 
 
Veja a relação dos projetos selecionados:
 
– Em Letras Garrafais: O Correio da Lavoura – DVD intitulado “Correio da Lavoura e a Crítica” – de Álvaro Pereira do Nascimento. 

– Imprensa Valenciana — do Provincianismo da Era de Barões e Coronéis ao Engatinhar do Profissionalismo do Século 21, livro de Gustavo Abruzzini de Barros. 

– Jornal A Lira — 100 anos de Informação, trabalho publicado em DVD por Remo Rocha Neto. 

– O Conservador x Voto Livre: a Imprensa que fez História em Cantagalo, de Álvaro Lutterback Dutra Dias, editado em DVD. 

Serviço
Memória da Imprensa Fluminense – mesa-redonda
Dia 24/8, sexta-feira, às 16h
Local:
Biblioteca Pública de Niterói
Praça da República s/nº
Tel: 3601-1956
Entrada franca
http://www.cultura.rj.gov.br/evento/sec-apresenta-projetos-selecionados-pelo-edital-memoria-da-imprensa-fluminense