Aner defende autorregulamentação da mídia


05/05/2010


Sidnei Basile

O Vice-presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Sidnei Basile, defendeu durante a 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizada na Câmara dos Deputados, que haja uma autorregulação do setor. A proposta de Basile, que também é Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril, tem como justificativa evitar confundir o leitor “com a mistura de opinião com notícia”:
— A imprensa tem oportunidade de se configurar como instituição relevante para aperfeiçoamento dos nossos costumes e instituições políticas. Refiro-me à urgência da autorregulação da nossa atividade, declarou Sidnei Basile. 

Segundo ele, não há como escapar dessa iniciativa, a autorregulação é uma questão que terá que ser resolvida a curtíssimo prazo:
— Temos encontro marcado com a autorregulação. Tão mais tortuoso e torturado será nosso caminho, quanto mais tempo adiarmos essa convergência da imprensa com seu destino.

Segundo informou o jornal O Estado de S.Paulo, a autorregulação já conta com apoio dos presidentes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), apesar de ser um pensamento que não reflete a opinião oficial dessas entidades. 

Judith Brito, Presidente da ANJ, manifestou-se “francamente favorável” ao processo de autorregulação da mídia:
— A sociedade veria com bons olhos se tivéssemos essa atitude a ANJ está discutindo e deve ter uma posição em breve, declarou Judith Brito.

Para o Presidente da Abert essa é uma discussão oportuna, principalmente depois da decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a Lei de Imprensa: “É o passo seguinte que está sendo amadurecido e debatido”, declarou Daniel Slaviero. 

Durante a Conferência, ganhou repercussão a declaração do Deputado José Genoíno (PT-SP), que criticou a atitude da imprensa que, na sua opinião, “vive a buscar fofoca e escândalo”. 

José Genoíno foi mais longe com as suas críticas, quando classificou como “sadomasoquista” a relação estabelecida entre a mídia e o Congresso:
— Essa espetacularização gera visão banalizada do Legislativo, que produz leis importantes para a sociedade, afirmou o Deputado petista.

* Com informações do Estado de S.Paulo e AdNews.