Caó quer nome de Abdias na Via Light


09/08/2012


Em mensagem ao Governador Sérgio Cabral, o ex-Deputado Carlos Alberto Caó propôs que seja dado o nome do ex-Senador Abdias Nascimento à Via Light, ligação entre a cidade de Nova Iguaçu e o parque de Madureira, a segunda maior área de lazer do Município do Rio.
 
 
“Parte significativa dos negros fluminenses mora tanto na cidade vizinha quanto no subúrbio de Madureira”, diz a mensagem de Caó, que foi membro da Assembléia Nacional Constituinte de 1988-89 e é sócio da ABI. Suas palavras:
 
 
“Digníssimo Senhor Sérgio Cabral,
        
 
Em primeiro lugar, minhas cordiais e fraternas saudações, extensivas a seu pai, antigo companheiro na luta pela restauração da democracia no País; em segundo lugar quero externar meus agradecimentos pelas palavras elogiosas à minha pessoa por ocasião da assinatura, há cerca de um ano, no Palácio Guanabara, da lei que disponibiliza 20% das vagas de concursos do Estado para negros e índios. Isso nos dá a certeza de que a luta de todos nós, brasileiros e não brasileiros e negros e não negros, mas acima de tudo de qualquer pessoa de bom senso, tem embasamento na Justiça, que lentamente vem sendo feita à luta empreendida pelo mais remoto ancestral dos negros brasileiros.
 
 
Por último, mas por isso não menos importante, quero lhe parabenizar pela iniciativa de alinhamento e harmonização com os âmbitos municipal e federal. Isto representa o resgate da plena cidadania e justiça da população fluminense, negada até o Governo de Luís Inácio da Silva, o nosso Lula, pelos seus antecessores, em retaliação à posição oposicionista de nosso povo. Em nosso Estado, somente o Governador Leonel Brizola, fundador do meu partido, PDT, aproximou-se do que o senhor trouxe e está fazendo para o Rio de Janeiro, somente não o conseguindo em sua plenitude pelos seus ideais socialistas, progressistas e inclusivos, sendo, por isso, tolhido por aqueles que ocupavam, àquela época, o cargo mais alto dos Executivos Municipal e Federal.
 
 
Não é à toa que o nosso Estado é hoje o recordista na captação de verbas pelo Governo Federal. E isso se dá por dois motivos: a sua iniciativa, na harmonização dos poderes e o discernimento do Presidente Lula e de sua sucessora, a Presidenta Dilma Roussef, do quanto nosso Estado foi discriminado ao longo dos anos, não somente no período da ditadura, mas também alguns anos após o seu término. Não somente repasses federais nos foram negados, como receitas do nosso Estado, oriundas da riqueza, foram solapadas em sessões secretas e desleais, como qualquer pessoa razoavelmente bem informada sabe. Por isso, o momento que nosso Estado passa, sob seu Governo, mas nada mais é do que a justiça sendo feita pelos anos de retaliação e descaso impingidos à nossa população. A harmonia entre os três âmbitos – municipal, estadual e federal – capitaneada por V. Ex.ª, sem demagogia, tem sido a redenção de nosso Estado e sua população.
 
 
Governador Sérgio Cabral, como o senhor muito bem sabe, a Cidade do Rio de Janeiro tem como característica de sua topologia a alternância de áreas nobres e carentes em qualquer direção que se vá. Uma das peculiaridades da nossa cidade, incluindo-se os Municípios vizinhos que formam a área do Grande Rio, sempre foi a convivência, na maioria das vezes civilizada, de grande parte de seus habitantes em lugares comuns, independente de sua classe social; assim ocorre nas praias, nos estádios ou em qualquer lugar público, onde são realizados eventos de grande porte. Este é o perfil do carioca, propalado nos quatro cantos do planeta.
 
 
Em decorrência da realização de megaeventos – Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos –, obras de grande porte vêm sendo realizadas em todo o Brasil e no Rio de Janeiro, onde especificamente serão realizadas as Olimpíadas 2016.
 
 
Excelentíssimo Governador Sérgio Cabral, acreditamos existirem obras de porte correlato à importância de Abdias Nascimento. Não postulamos, por exemplo, seu nome na Transcarioca, que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca, ou qualquer obra similar.
 
 
Mas há uma, que, especificamente, traduz fielmente a existência deste grande brasileiro, paulista por nascimento e carioca por adoção: a Via Light, que ligará a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a Madureira, especificamente ao Parque de Madureira, aquela que será a segunda maior área de lazer do Município.
 
 

DIV>Excelentíssimo Governador Sérgio Cabral, parte significativa dos negros fluminenses mora tanto na cidade vizinha quanto no subúrbio de Madureira. A presença do povo negro é marcante tanto na área econômica, com o cultivo de café pelos escravos, ainda hoje notada nas ruínas de várias fazendas em Nova Iguaçu, quanto na área cultural no subúrbio de Madureira, denominada a Capital do Samba.

 
 
Excelentíssimo Governador Sérgio Cabral, louvamos e endossamos todas as iniciativas – UPP, UPAs, vias expressas e outras obras. Por isso acreditamos que esta obra, a Via Light, que ligará Nova Iguaçu ao Parque de Madureira, somente será perfeita se for denominada com o nome de Senador Abdias do Nascimento, sendo esta homenagem a mais fiel tradução da existência de nosso grande líder.
        
 
(a) Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos”

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012