Vitória do trabalho e da organização


27/04/2012


Pela terceira vez consecutiva, desde que conquistou a Direção da ABI, em 2004, a Chapa Prudente de Morais ganhou a aprovação dos associados da Casa, que renovaram o seu voto de confiança no trabalho que o grupo liderado pelo Presidente Maurício Azêdo vem desempenhando na direção da entidade.
 
 
O referendo se consumou com a eleição realizada nesta sexta-feira, 27 de abril, para renovação de um terço do Conselho Deliberativo para o triênio 2012-2015 e para a totalidade do Conselho Fiscal para o exercício social 2012/2013. Como vem acontecendo nos últimos pleitos, a eleição apresentou um quórum expressivo de 134 votantes. Desse total, 125 eleitores votaram nos candidatos do Conselho Deliberativo e 133 nos indicados para o Conselho Fiscal.
Cumprimentado pelos conselheiros e associados que permaneceram na ABI até o momento da abertura dos envelopes e da contagem final do votos, o Presidente Maurício Azêdo falou sobre as suas impressões desse momento vitorioso da sua gestão.
 
 
Ele chamou atenção para a elevação do número de eleitores, que segundo ele reflete o acerto da decisão da ABI, em Assembléia Geral, de estender o direito de voto aos sócios da “categoria colaborador”:
— Essa decisão deve ter tido uma influência positiva no número de votantes desta eleição. E há um significado muito especial na presença desses companheiros, que foi uma eleição chapa única, o que não constituía um grande atrativo natural, mas mesmo assim houve um acréscimo do número de eleitores o que é muito confortante para a Diretoria da ABI.
nbsp;
 
A comissão eleitoral foi composta pelos associados e Conselheiros Ilma Martins, Carlos Rodrigues e Sérgio Caldieri. Todos se manifestarem satisfeitos com o reconhecimento ao trabalho do grupo liderado pelo Presidente Maurício Azêdo.
 
 
 
Legado
 
 
Antigo associado, Teixeira Heizer falou sobre o legado de lutas pela liberdade e pela democracia que grandes nomes do jornalismo deixaram para a ABI, cujo espólio tem tido continuidade com a atuação da Chapa Prudente de Morais liderada pelo atual Presidente Maurício Azêdo: 
— Essa chapa vem sucedendo a uma sequencia de ciclos excepcionais, que são favoráveis inteiramente à liberdade à democracia, que começou com o Dr. Prudente, continuou com Barbosa Lima Sobrinho e chega até ao Maurício Azêdo, afirmou.
 
 
Jorge Antonio Barros, do Globo, e Rubem Confete, da Rádio Nacional, convergem na opinião de que a categoria de jornalistas precisa se aproximar mais da Casa, inclusive os mais jovens, para que tenham a oportunidade de conhecer melhor a história da entidade, que completou 104 anos no último dia 7 de abril.
 
 
Confete sugere que a ABI se dedique agora a fazer um trabalho que atraia o jovem jornalista, para que esse público possa entender a força da ABI, que precisa voltar a conquistar o vigor do passado, que em parte se perdeu. “Mas eu tenho certeza que o Maurício vai recuperar tudo isso”, declarou Rubem Confete.
 
 
Ele classifica a ABI como um marco na história da imprensa brasileira, “uma grande referência do jornalismo do Brasil”, acrescentando que Maurício Azêdo está fazendo um trabalho de recuperação espetacular à frente da Diretoria da Casa:
— Tivemos problemas administrativos no passado e o Maurício que sempre foi esse homem de trabalho, não somente na ABI, mas em toda a sua trajetória no jornalismo, apesar da idade, continua fazendo, gradativamente, um grande trabalho de recuperação da ABI, afirmou Rubem Confete.
 
Jorge Antonio Barros disse que se sentia muito feliz de poder contribuir com o seu voto para a Chapa Prudente de Morais que tem feito uma gestão que tem contribuído muito para a categoria de jornalistas:
— O Maurício tem feito um excelente trabalho. O que falta agora é mais jornalistas virem para a ABI participarem de alguma forma, porque aqui é a Casa do Jornalista, o ambiente onde o jornalista tem que estar presente, disse o subeditor de Cidade do Globo.
 
 
Honra
 
A jornalista e bailarina Ruth Lima, como sempre entusiasmada com o trabalho que vem sendo desempenhado pela atual Diretoria, disse que só tem boas referências sobre a Chapa Prudente de Morais e seu líder Maurício Azêdo, que considera uma pessoa inteligente que a deixa muito contente pelo seu trabalho.
 
 
Saudado efusivamente pelo Presidente Maurício Azêdo na sua chegada, o jornalista e pesquisador Sérgio Cabral disse por que dedica o seu voto à Chapa Prudente de Morais e ao Presidente da ABI, Maurício Azêdo:
— A Chapa Prudente de Morais tem dois nomes que na minha cabeça são indiscutíveis, irrefutáveis, que são o próprio Prudente de Morais e o Maurício Azêdo, que eu considero um dos melhores seres humanos que conheci em toda a minha vida, declarou.
 
 
Segundo Cabral, a melhor coisa que aconteceu para os jornalistas foi ter Maurício Azêdo como Presidente da ABI:
— Eu fico tranqüilo porque sei que aqui tem um homem que trabalha muito, como sempre trabalhou, e é extremamente honrado. Melhor do que ele não tem, disse Sérgio Cabral.   
 
 
Quem também compareceu à eleição foi o jornalista e escritor Marcos de Castro, que este ano, junto com o colega João Máximo, venceu o Prêmio João Saldanha de Jornalismo, promovido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj).
 
 
Eximindo Maurício Azêdo de qualquer responsabilidade pela atual configuração do processo eleitoral, Marcos de Castro disse lamentar que a eleição tivesse apenas uma chapa única, porque entende que votação tem mais graça e mais espírito participativo quando são dois concorrentes:
— Mas acho que se tivessem mais chapas concorrendo, o nosso Azêdo tem feito um trabalho tão bom na Presidência da ABI que ganharia de qualquer maneira. Isso é um depoimento sincero, não existe nenhum intuito bajulatório nas minhas palavras, porque sou amigo do Maurício há 40 anos, então não faz sentido existir bajulação entre nós dois, declarou Marcos de Castro.
 
 
De volta à ABI depois de um longo período de afastamento, Fichel Davit Chargel, que ocupou diferentes Diretorias da Casa a partir dos anos 1970 (Diretoria de Sede, Diretoria das Atividades Culturais, Diretoria Administrativa), falou sobre ao seu retorno à entidade:
— Uma eleição é sempre importante na vida de todas as pessoas. Votar é um ato de cidadania, principalmente aqui na ABI, para onde estou retornando após seis anos de ausência. Estou muito feliz por isto.
 
 
O Vice-presidente Tarcísio Holanda, explicou o significado da eleição. Lembrou do tempo em que começou a frequentar a sede da ABI e da sua relação com Maurício Azêdo:
— Esta eleição vai recompor um terço de titulares e suplentes do Conselho Deliberativo da ABI e alguns colegas serão reconduzidos. Minha relação com a ABI vem de longa data. Participei, ao lado de Maurício Azêdo, da Assembléia Geral realizada nesta Casa, em 1964, contra o golpe militar. Daqui saímos para as ruas enfrentando tiros em defesa da democracia. São mais de 40 anos de luta, lembrou o jornalista.
 
 
 
Veja como ficou a composição da Chapa Prudente de Morais
 
 
 
Conselho Deliberativo (efetivos)
 
Adolfo Martins, Afonso Faria, Aziz Ahmed, Cecília Costa, Domingos Meirelles, Fichel Davit Chargel, Glória Suely Alvarez Campos, Henrique Miranda Sá  Neto, Jorge de Miranda Jordão, Lênin Novaes de Araújo, Luís Erlanger , Márcia Guimarães, Nacif Elias Hidd Sobrinho, Pery de Araújo Cotta e Vítor Iório,
 
 
Conselho Deliberativo (Suplentes)
 
Antônio Calegari, Antônio Henrique Lago, Argemiro Lopes do Nascimento (Miro Lopes), Arnaldo César Ricci Jacob, Continentino Porto, Ernesto Vianna, Hildeberto Lopes Aleluia, Irene Cristina Gurgel do Amaral, Jordan Amora, Luiz Carlos Bittencourt, Marcus Antônio Mendes de Miranda, Mário Jorge Guimarães, Múcio Aguiar Neto, Rogério Marques Gomes e Wilson Fadul Filho.
 
 
Conselho Fiscal
 
Adail José de Paula, Geraldo Pereira dos Santos, Jarbas Domingos Vaz, Jorge Saldanha de Araújo, Lóris Baena Cunha, Luiz Carlos Chesther de Oliveira e Manolo Epelbaum.