Modesto para a Comissão da Verdade


29/03/2012


A ABI vai propor à Presidente Dilma Rousseff que o advogado Modesto da Silveira seja um dos sete membros da Comissão Nacional da Verdade, que levantará informações sobre os crimes praticados por agentes da ditadura militar. Ao mesmo tempo a ABI defenderá junto à Presidente a necessidade de instalação imediata da Comissão, para o cumprimento da lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por ela em novembro passado.
 
Ao aprovar a formalização da indicação de Modesto, proposta na reunião de março corrente do seu Conselho Deliberativo, a ABI considerou a longa militância de Modesto na defesa dos direitos humanos, como um dos mais destacados advogados que atuaram nesse campo a partir de 1964, o ano do golpe.
 
Assim como Evaristo de Morais Filho, Augusto Sussekind, Alcyone Barreto, George Tavares e Humberto Jansen, entre outros, Modesto promoveu a defesa de perseguidos pela ditadura de diferentes tendências políticas, em boa parte dos casos sem cobrar honorários. Sua atuação estendeu-se a outros Estados.
 
Formado em 1962 pela Faculdade de Direitos da antiga Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Modesto foi eleito deputado federal em 1978 e teve intensa participação na Comissão Parlamentar de Inquérito do Projeto Jarí, implantado na Amazônia pelo bilionário norte-americano Daniel Ludwig. Foi igualmente destacada a sua atuação na discussão e aprovação da Lei de Anistia, em 1979.