NYT diz que Copa e Olimpíadas estão ameaçadas


05/03/2012


Os projetos do Brasil para a realização da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 estão sendo ameaçados por uma série de problemas, entre os quais “conflitos com moradores de favelas, por causa de desapropriações; greves no setor da construção civil; e escândalos de corrupção”. A informação foi publicada numa reportagem do The New York Times, nesta segunda-feira, 5 de março, e citada pela BBC Brasil.
 
 
Na reportagem, o correspondente do NYT no Brasil, Simon Romero, lembra o caso das desapropriações da Vila Autódromo, na Zona Oeste, onde moram 4 mil pessoas. Ele cita o embate entre a Prefeitura e moradores da localidade, que brigam para não serem removidos em troca da instalação do Parque Olímpico, que irá abrigar as principais instalações das Olimpíadas de 2016. Segundo o repórter, há meses esse impasse é “um calo no sapato do Governo”.
 
 
Para o NYT, a questão das remoções seria o assunto mais polêmico envolvendo os megaeventos esportivos programados para acontecer no Brasil. Com base na informação de uma rede de ativistas das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa, a matéria cita que até 170 mil pessoas devem ser despejadas durante os preparativos do Mundial e das Olimpíadas.
 
 
Segundo o jornal norte-americano, a repercussão do assunto tem aumentado devido à cobertura da mídia e dos canais de comunicação independentes, a exemplo dos blogs. Quando aborda a questão das greves de trabalhadores nas obras espalhadas pelo País, o NYT observa que os operários estão cientes do impacto econômico dos eventos e por isso reivindicam melhores salários.
 
* Com informações do NYT e da BBC Brasil.