Preso na Bahia assassino de radialista


06/01/2012


Um adolescente de 16 anos confessou ter assassinado o radialista Laércio de Souza, junto com um comparsa, na última terça-feira, dia 3, em Jardim Renatão, localidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador(BA).
 
O Delegado Antônio Fernando do Carmo, titular da 22ª Delegacia Territorial, de Simões Filho, apreendeu o criminoso nesta quinta-feira, 5, no bairro Cristo Rei, onde o jovem reside. Ele foi identificado por uma testemunha ocular do assassinato.
 
Segundo o delegado, o adolescente, que é usuário de drogas, afirmou que o motivo do crime foi vingança, pois o radialista o denunciara à Polícia Militar por um delito. Contudo, o titular da 22ª DP suspeita que este não seja o real motivo do crime.
 
Na Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, o rapaz delatou o coautor do assassinato, que está sendo procurado pela polícia, e revelou ter jogado a arma do crime no reservatório de água de sua residência. O adolescente será submetido a exame de pólvora combusta no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde suas roupas, usadas no momento do crime, serão periciadas.
 
Drogas
 
A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) divulgou nesta quarta-feira, dia 4, uma nota em protesto contra o assassinato do radialista, morto com três tiros por dois homens no momento em que acompanhava as obras de construção de um centro comunitário em um terreno de sua propriedade. Ele ainda teria tentado se proteger em uma casa próxima, mas foi alcançado pelos criminosos, que fugiram em seguida.
 
Segundo agentes da 22ª Delegacia, Souza vinha sendo ameaçado por traficantes de drogas da região por conta de seus projetos sociais. O radialista, que era pré-candidato a vereador por Simões Filho, estava se dedicando a um projeto para a recuperação de jovens viciados em drogas e planejava a distribuição de cestas básicas para a comunidade carente da região.
 
“O recrudescimento da violência cometida pelo narcotráfico contra jornalistas em países da América Latina exige enérgica reação das autoridades policiais e judiciais. Sempre que o direito à liberdade de imprensa e ao acesso à informação está ameaçado, é a democracia que corre perigo”, diz a nota, assinada pelo diretor-presidente da AIR, Héctor Amengual Luis Pardo Sáinz.
 
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), através de seu Presidente Emanoel Soares Carneiro, também se manifestou sobre o caso, e exigiu “que o poder público atue prontamente para o esclarecimento e a punição dos responsáveis pelo assassinato do radialista. Profissionais e veículos de comunicação têm sido alvos cada vez mais frequentes do narcotráfico e do crime organizado. É preciso agilidade das autoridades sob pena de vermos a liberdade de expressão e de imprensa, princípios vitais à democracia, ameaçada por imposição da violência”, diz o texto.
 
A ONG Repórteres Sem Fronteira(RSF) divulgou comunicado pedindo rigorosa e imediata investigação do caso.
 
*Com informações dos jornais Correio e Tribuna da Bahia.