UE investiga financiamento ilegal à AFP


02/09/2011


A agência de notícias France Presse (AFP) está sob investigação de reguladores da União Européia (UE) que suspeitam de repasses financeiros ilegais feitos pelo Governo francês à agência. A prática é considerada ilegal pelas regras da UE, que proíbe o auxílio estatal, de maneira a evitar uma distorção da concorrência.
 
A Comissão Européia, que investiga o caso, enviou documento à missão da França na UE no último dia 22, alertando o governo que “a suposta ajuda à AFP teria o potencial de distorcer a concorrência e afetar as transações entre os Estados membros.”
 
Caso confirmadas as suspeitas, a AFP pode ser obrigada a devolver todo o dinheiro recebido do governo nos últimos dez anos. Atualmente, o Governo da França repassa anualmente cerca de 116,5 milhões de euros à agência, pelas assinaturas de seus ministérios e gabinetes, montante que representa 40% da receita da agência, segundo a Comissão Européia.
 
Para o Diretor-executivo da AFP, Emmanuel Hoog, esta (a determinação da devolução do dinheiro) seria a pior das hipóteses. Hoog acredita, no entanto, que a medida mais provável da Comissão é a proibição de repasses futuros. Os funcionários fizeram uma paralisação de 12 horas hoje, dia 2, para discutir a questão.
 
Hoje, a agência conta com 2.900 funcionários em 165 países, e é a terceira maior agência de notícias do mundo.
 
 
*Com O Globo