Conselho aprova solidariedade ao Sepe


30/08/2011


Reunido nesta terça-feira, 30 de agosto, o Conselho Deliberativo da ABI aprovou Moção de Congratulação com o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEPE. O Conselheiro Carlos Alberto Marques Rodrigues apóia a Moção e descreve os problemas da rede pública, no que concerne a condição de trabalho e salários. Também se manifestaram os Conselheiros Sérgio Caldieri e Mário Augusto Jakobskind; com críticas à Secretaria Municipal de Educação Cláudia Costin.
 
Moção de Congratulação
 
O Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa, em sessão ordinária realizada no dia 30 de agosto do ano de 2011, aprovou e encaminhou, por sugestão do Conselheiro Lênin Novaes, Moção de Congratulação à direção do Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEPE por lutar intransigentemente pela qualidade da Educação e pela valorização profissional dos técnico-administrativos em Educação, incluindo-se professores, merendeiras, inspetores, e etc.
 
Contra o descaso e abandono do Governo do Estado do Rio de Janeiro à melhoria das escolas e às justas reivindicações econômicas e sociais dos profissionais da Educação, os professores realizaram greve histórica no período de 7 de junho ao dia 12 de agosto, num total de 66 dias, com 11 assembléias, 12 passeatas e atos públicos, 32 dias de acampamento em frente à Secretaria de Estado de Educação, seis audiências e meses de negociação e atos públicos pelo interior do Estado.
 
Os professores enfrentaram posição intransigente e autoritária do Governo, que tentou retirar a legitimidade do movimento, chegando a afirmar que poucos profissionais aderiram à greve. Os professores não se intimidaram diante da ameaça do corte do ponto e lutaram pelo direito de greve. Enfrentaram algumas diretoras e diretores que teimaram em fazer o papel do “patrão” e ameaçar os profissionais. Os professores tiveram o apoio de expressivos setores da sociedade, demonstrados nos aplausos às passeatas, nas enquetes dos jornais ou nas mensagens pela internet.
 
OS professores, após a ALERJ aprovar a Lei nº 677, que reajustou em 5% os salários, antecipou uma parcela de gratificação Nova Escola e que estará totalmente incorporada em 2013 e descongelou o plano de carreira dos funcionários, os professores deram trégua à paralisação e entraram em estado de greve até que a lei seja sancionada e publicada no Diário Oficial.
 
A rede de ensino do Estado do Rio de Janeiro é composta por 1.466 escolas, que atendem cerca de 1,2 milhões de alunos (47% alunos do ensino fundamental) e possui 78.252 professores ativos, sendo que destes 50.422 estão lotados nas unidades escolares. Mas a rede de ensino tem carência de 15 mil professores e de 12 mil funcionários. O piso salarial do Professor II, com carga de 40 horas semanais, é de R$ 1.333,07.