França nega acordo para libertar jornalistas


01/07/2011


O Governo francês negou que tenha negociado o pagamento de resgate ao Talebã pela libertação dos jornalistas franceses Hervé Ghesquière e Stéphane Taponier, seqüestrados em dezembro de 2009, no interior do Afegão, conforme foi noticiado pelo jornal Le Monde. A negociação teria sido realizada nas últimas semanas. 
 
 
O Talebã informou que a negociação foi em troca da libertação de militantes do grupo, mas ao ser entrevistado pela BBC, nesta quinta-feira, 30 de junho, Ghesquière disse que não há como comprovar se houve ou não o pagamento, mas declarou que a soltura dele e de seu colega não se deu “em troca de chocolate”.
 
 
O Afeganistão também negou o acordo, que segundo o Le Monde custou “centenas de milhares de euros”. O jornal informou também que a intermediação em favor dos jornalistas foi feita por agentes do serviço secreto afegão, porque as forças norte-americanas teriam se negado entrar em ação.
 
 
Ghesquière contou à BBC que após o seqüestro ele, Taponier e o intérprete que os acompanhava foram trancados em um pequeno quarto, por cerca de três semanas, sem acesso a qualquer tipo de notícia.”Nós negociamos com o Talebã para pelo menos ter um rádio. Era a ligação entre nosso cativeiro e o mundo externo”, disse o jornalista à BBC.  
 
 
Segundo Ghesquière, depois os três foram levados para ambientes separados e ele passou oito meses isolado em um cômodo de dois metros quadrados. Contou que não ficou com medo de morrer, porque tinha certeza que os seqüestradores iriam negociar a sua libertação.
De acordo com a BBC, a suposta negociação do Governo da França com o Talebã foi divulgada após o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que está deixando o cargo, confirmar que o os norte-americanos estão fazendo acordos com a milícia afegã.
 
 
* Com informações da BBC Brasil.