Morre o jornalista Oséas de Carvalho


18/05/2011


Morreu nesta terça-feira, 17 de maio, o jornalista Oséas de Carvalho, de enfisema pulmonar, aos 71 anos de idade, após um longo período de padecimento. O sepultamento aconteceu nesta quarta-feira, dia 18, no município de Contagem (MG). Ele era sócio da ABI, onde ingressou em 27 de junho de 1978.
 
 
Oséas de Carvalho nasceu no município mineiro de João Monlevade e teve uma longa e fecunda trajetória profissional que começou no semanário O Binômio, de José Maria Rabelo e Euro Arantes, lançado em 17 de fevereiro de 1952. O jornal foi fechado pela ditadura militar após o golpe de 1º de abril de 1964, fato que obrigou o jornalista a se mudar para o Rio de Janeiro.
 
 
No Rio, ele foi trabalhar na Última Hora como uma das pessoas de confiança do fundador do jornal, Samuel Wainer. Nos anos 70 e 80, ele trabalhou em vários estados promovendo a reforma gráfica e editorial em diários como A Crítica, de Manaus, O Liberal, de Belém, e O Fluminense, de Niterói (RJ), entre outros.
Foi editor do jornal Opinião, de Fernando Gasparian, durante cerca de quatro anos, e trabalhou também no Jornal do Brasil.
 
 
Ao tomar conhecimento da morte de Oséas de Carvalho, o comentarista político da Rádio BandNews de Belo Horizonte, Luiz Carlos Bernardes, disse que ele era uma figura humana e um profissional “do primeiríssimo time do jornalismo”, e acrescentou que a sua morte “significa uma grande perda para a imprensa e para os amigos”.