ABI apóia Augusto Boal para Prêmio Nobel da Paz


26/02/2008


Associação Brasileira de Imprensa encaminhou ofício ao The Norwegian Nobel Committee (Comitê Norueguês do Prêmio Nobel), manifestando o seu apoio à candidatura do teatrólogo Augusto Boal ao Prêmio Nobel da Paz 2008.

Na mensagem, a entidade diz que a indicação de Boal faz justiça “a um pensador, criador e artista que tem oferecido notável contribuição à cultura e à causa da paz no mundo inteiro desde 1971, quando foi obrigado a se exilar em razão das perseguições políticas”.

Entre as grandes criações artísticas de Augusto Boal neste século está o Teatro do Oprimido, que vem sendo copiado em mais de 70 países, por centenas de grupos de áreas como educação, pedagogia, trabalhos sociais e políticos, saúde, cultura e defesa dos direitos humanos. Por esse motivo, a ABI considera que “o Teatro do Oprimido é o Teatro do Diálogo”, pois dá voz aos cidadãos em várias partes do mundo para reafirmar sua identidade.

Ainda para a Associação Brasileira de Imprensa, a importância dos grupos do Teatro do Oprimido que se formaram ao redor do mundo é destacada na ajuda que prestam a milhões de indivíduos “na afirmação de sua cidadania em lutas contra o racismo, sexismo, trabalho escravo e todas as formas de desrespeito aos inalienáveis direitos humanos”.