Sócios aprovam Diretoria da ABI


29/04/2011


Mais uma vez se confirmou a aprovação dos associados da ABI ao trabalho que vem sendo desempenhado na direção da Casa pela Chapa Prudente de Moraes, neto, liderada pelo Presidente Maurício Azêdo. O voto de confiança foi confirmado na eleição para renovação de um terço do Conselho Deliberativo e para a totalidade do Conselho Fiscal da ABI, para o exercício 2011/2013, realizada nesta sexta-feira, dia 29 de abril.
 
A eleição apresentou um quórum expressivo de 119 votantes. Abertas as urnas foram contabilizados 115 votos nos candidatos do Conselho Deliberativo e 111 nos indicados para o Conselho Fiscal. Assim que se confirmou o resultado, o Presidente Maurício Azêdo falou sobre a satisfação da Diretoria da ABI com apoio que vem recebendo do quadro social, que tem demonstrado um alto índice de satisfação com o trabalho desempenhado na sua gestão:
— Chapa Prudente de Moraes se sente gratificada com o desempenho eleitoral de hoje, em que apesar de haver apenas uma chapa houve um comparecimento expressivo de associados denunciando a preocupação desses companheiros de prestigiar a nossa entidade. A Diretoria da ABI fica muito sensibilizada com essa demonstração de apreço ao seu trabalho e persiste no seu propósito de continuar se empenhando para o progresso crescente da Associação.
 
A mesa escrutinadora foi composta pelos associados e Conselheiros Sérgio Caldieri, Carlos Rodrigues, Ilma Martins, Lênin Novaes e Leda Acquarone. Todos se manifestarem satisfeitos com o reconhecimento ao trabalho do grupo liderado pelo Presidente Maurício Azêdo.
 
Legitimidade
 
Tarcísio Holanda, Vice-Presidente da ABI, falou sobre a importância do processo eleitoral na entidade:
— Esta eleição representa a renovação da legitimidade da democracia e do respeito ao Presidente Maurício Azêdo, um homem público importante, com quem eu tive a honra de participar da Assembléia Geral realizada na Sala Belisário de Souza, na ABI, no dia do anúncio do golpe militar em 1964.
 
Maurício Azêdo também comentou este episódio:
— Após a reunião na ABI, eu, Tarcísio Holanda, Fichel David Chargel, Sérgio Cabral e Ivo Cardoso seguimos em direção à Rua Miguel Couto. Quando chegamos na esquina com a Rua Ouvidor, apedrejamos uma propaganda de Carlos Lacerda. Militares perceberam a ação e foram atrás de nós. Na correria, Sérgio Cabral caiu. Costumamos dizer que aquele dia foi marcado por duas quedas: a do Presidente João Goulart e a do Sérgio Cabral (risos). Conseguimos nos esconder dos militares dentro do Sindicato dos Gráficos, na Av. Presidente Vargas.
 
Modesto da Silveira, grande nome da advocacia na defesa de presos políticos e nas causas relacionadas aos direitos humanos, ressaltou a participação da ABI na luta pelas liberdades:
— A ABI é um órgão centenário que sempre esteve ao lado das boas causas neste prédio histórico arquitetonicamente tombado, fundamental para os jornalistas. Hoje eu sinto falta de muitos deles aqui, desde jovens estudantes a grandes nomes da comunicação. E o Maurício, que conheço há mais de meio século, desde quando éramos estudantes da matriz da Uerj, sempre ao lado das boas causas.
 
Ana Arruda, primeira mulher a exercer a função de chefe de reportagem no Brasil e a vencer o Prêmio Esso, aplaudiu a nova fase da Associação:
— A ABI está em um momento de reerguimento porque aqui era um lugar onde todas as personalidades e pessoas importantes que vinham ao Rio de Janeiro passavam obrigatoriamente. As entrevistas coletivas de pessoas importantes eram aqui. E agora a gente vê novamente a ABI assumindo seu lugar, e essa eleição é um momento básico para isto.
 
A jornalista e bailarina Ruth Lima reforçou o compromisso com a atual gestão da ABI:
— É necessário colaborar jornalisticamente com a nossa presença em um lugar como a ABI e dar apoio ao Presidente Maurício Azêdo. Digo isto em meu nome e de meu marido, o jornalista Mario Andrioli, associado da ABI, que está radicado em Buenos Aires, Argentina.
 
As iniciativas da em torno da adesão de quadros jovens foi sublinhada pela Diretora de Jornalismo da ABI, professora e pesquisadora Sylvia Morehtzsohn:
— É importante a participação das pessoas no processo democrático para continuar a desenvolver os nossos projetos na ABI, de tentar atrair os jovens, estudantes e os novos jornalistas para a casa.
 
Participar da eleição na ABI, nas palavras de Kepler Alves Borges, um dos mais antigos associados da Casa, é um importante ato democrático e prazeroso:
— Tenho 70 anos de ABI, e se eu estou aqui é porque estou satisfeitíssimo. Gosto de vir aqui, gosto muito da ABI e do Presidente Maurício Azêdo.
 
O Desembargador Fernando Foch, Conselheiro da ABI, Presidente  do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, falou sobre o viés democrático que caracteriza a ABI e o Judiciário:
— Sou sócio da ABI há 40 anos, e realizo um trabalho com o Maurício Azêdo na Emerj, no Fórum Permanente de Direito à Informação e Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, que luta pela liberdade de imprensa e de informação, que é muito importante, já que a nossa Constituição não permite a censura. E a ABI é uma das vozes abalizadas da nossa sociedade civil, que fala pela sociedade, como uma instituição civil e como instituição democrática, disse o Desembargador.

Raul Quadros, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, destacou os anos de experiência profissional ao lado de Maurício Azêdo e saudou o atual momento da Associação:
— Sou sócio da ABI desde 1970, quando era do Estado de S. Paulo.  Me orgulho muito de ser amigo do Maurício Azêdo, meu companheiro desde 1965, quando entrei no Jornal dos Sports, onde ele já era secretário de redação, e depois no Estadão, sucursal do Rio de Janeiro, quando cheguei como repórter e ele também já era secretário de redação. Em 1973, fui para a revista Placar com o Maurício, fiz matérias com ele, e hoje me orgulho de ser sócio da ABI tendo ele como Presidente. A ABI é uma Casa fantástica, com gente da melhor estirpe. Vim aqui a convite do Maurício para votar, e com uma chapa dessa qualidade só poderia ser chapa única né, não tem como ser de outro jeito, afirmou Raul Quadros.

 
Prestígio
 
Um dos associados da ABI que está sempre presente nas eleições da Casa é o jornalista e ex-Ministro da Justiça, Bernardo Cabral. Ele falou sobre a importância da continuidade do trabalho que vem sendo realizado pelos integrantes da Chapa Prudente de Moraes, neto:
— Sobre essa eleição, o que posso dizer é que alternância do poder é uma viga do processo democrático, todavia e permanência do Maurício Azedo à frente da chapa única Prudente de Moraes, neto configura o prestígio que esse velho companheiro goza no meio não só da imprensa, como de toda a sociedade brasileira, declarou o ex-Ministro que atualmente além de Conselheiro da ABI é membro da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
O Deputado Federal Miro Teixeira (PDT-RJ) é outra personalidade que acompanha de perto os trabalhos da Diretoria do Presidente Maurício Azêdo. Disse que o seu apoio à atual Direção da ABI está vinculado à representatividade da Associação junto à sociedade:
Essa eleição deixa claro um compromisso que é um prazer, porque vemos a ABI assumindo cada vez mais seu papel de representação da opinião pública, afirmou Miro Teixeira.
 
Gerdal dos Santos, jornalista e ator de radioteatro das rádios MEC e Nacional, elogiou Maurício Azêdo a quem considera um dos jornalistas mais brilhantes que ele conhece. Disse Gerdal que dava o seu voto à chapa Prudente de Moraes Neto, porque esta “congrega um número de jornalistas conhecidos e que muito farão pela nossa Associação”.
 
O associado Luiz Carlos de Souza disse que as eleições na ABI são sempre um evento importante, porque trata-se de uma entidade que representa a imprensa brasileira. Para o jornalista a eleição confere a própria continuidade da ABI como organismo combativo da representatividade da classe jornalística. Referindo-se ao papel desempenhado pelo Presidente Maurício Azêdo, Luiz Carlos de Souza afirmou que “a ABI com a chapa Prudente de Moraes, neto está vivendo um momento histórico de trabalho, dedicação e presença”.
 
O jornalista e ex-Deputado Carlos Alberto de Oliveira, o Caó, elogiou a chapa Prudente de Moraes, neto dizendo que esta representa a manutenção de uma das principais características permanentes da ABI que é de estar “no contexto e nas circunstâncias” das demandas que enfrenta:
— E há de manter e conduzir com eficácia a luta pela liberdade de informação e da ampla preservação dos direitos humanos em nosso País”, disse Caó.
 
Aprovação
 
 
Ao final da eleição, depois da contagem dos votos, o associado e Conselheiro Lênin Novaes fez um discurso no qual destacou a votação expressiva que a Chapa Prudente de Moraes, neto recebeu. Segundo ele, isso é uma demonstração de que o quadro social da ABI continua apoiando e respaldando o trabalho do grupo liderado pelo Presidente Maurício Azêdo.
 
Lênin Novaes afirmou que Maurício Azêdo é uma pessoa imprescindível à frente da Diretoria da ABI, e falou também da sua admiração pelo jornalista:
— É um companheiro que sempre lutou pela igualdade e contra a injustiça, e isso se tornou uma característica comprovada em sua trajetória no jornalismo e também como parlamentar (referindo-se ao período em que Maurício Azêdo foi vereador e presidiu a Câmara Municipal do Rio de Janeiro). Conheço também o testemunho de pessoas que trabalharam com ele no Tribunal de Contas do Município, que elogiam a sua competência profissional e sabedoria, afirmou Lênin Novaes.
 
Lênin Novaes disse ainda que na passagem do primeiro centenário da ABI — comemorado em 7 de abril de 2008 — para o início da contagem do novo ciclo de cem anos da entidade, que completou 103 anos de fundação, o movimento Prudente de Moraes, neto tem contribuído muito para a inserção da ABI na sociedade:
— O resultado dessa eleição com o número de associados que dela participaram é uma demonstração da qualidade desse trabalho, declarou o Conselheiro que no final do discurso pediu uma salva e palmas para Maurício Azêdo e foi prontamente atendido pelos associados presentes.
 
Na forma do Estatuto, a posse dos eleitos será no dia 13 de maio, em sessão em que também serão eleitas as Comissões auxiliares do Conselho Deliberativo: Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, Ética dos Meios de Comunicação, Comissão Diretora da Diretoria de Assistência Social e Sindicância, à qual compete opinar sobre as propostas de filiação à ABI.
 
 
Veja a composição da Chapa Prudente de Moraes, neto
 
Conselho Deliberativo (efetivos)
 
Alberto Dines
Antonio Carlos Austregésilo de Athayde
Arthur José Poerner
Dácio Malta
Ely Moreira
Hélio Alonso
Leda Acquarone
Maurício Azêdo
Milton Coelho da Graça
Modesto da Silveira
Pinheiro Júnior
Rodolfo Konder
Sylvia Moretzshon
Tarcísio Holanda
Villas-Bôas Corrêa
 
 
Conselho Deliberativo (suplentes)
 
Alcyr Cavalcânti
Carlos Felipe Meiga Santiago
Carlos João Di Paola
Edgard Mendes Catoira
Francisco Paula Freitas
Francisco Pedro do Couto
Itamar Guerreiro
Jarbas Domingos
José Pereira da Silva
Maria Perpétuo Socorro
Vitarelli
Ponce de Leon
Salete Lisboa
Sidney Rezende
Silvio Paixão
Wilson S.J. Magalhães
 
Conselho Fiscal
 
Adail José de Paula
Geraldo Pereira dos Santos
Jarbas Domingos
Jorge Saldanha de Araújo
Lóris Baena Cunha
Luiz Carlos Chester de Oliveira
Manolo Epelbaum
 
 
 
* Colaborou Renan Castro, estagiário do ABI Online.