Gil e Ítalo Rossi na Comissão de Honra


21/03/2008


O cantor e compositor Gilberto Gil  e o ator Ítalo Rossi comunicaram a sua adesão à Comissão de Honra do Centenário da ABI, que Gil define como “um patrimônio da nação”. Ítalo Rossi assinala o incansável compromisso da ABI com a democracia e o fortalecimento de nossas instituições”. Gil diz: “Nada existe de mais precioso para o ser humano que a liberdade.”

Diz a mensagem de Gil, Ministro da Cultura:

“Prezado Maurício Azedo
Presidente da Associação Brasileira de Imprensa

Nada existe de mais precioso para o ser humano que a liberdade. Liberdade de falar, de cantar, de ir, de vir, mas liberdade também de ficar, de não ser obrigado a ir, liberdade de conseguir os meios de subsistência, liberdade de imprensa, que é a liberdade de informar e também o direito de ser informado corretamente sobre o que se passa nesse mundo de meu Deus, liberdade de amar, liberdade de ser o que se é. Mas nem sempre pudemos desfrutar deste viver com que sempre sonhamos. E todas as vezes em que as trevas do arbítrio cobriram o nosso país, a ABI se fez presente, por seus dirigentes e associados, exigindo luz, portando o estandarte da defesa dos direitos mais sagrados do cidadão. Chegou, por sua postura, a ser alvo de atentados contra a sua sede. Mas nunca arriou essa bandeira. Por tudo isso, é com muito orgulho que aceito participar da sua Comissão de Honra, neste momento especial em que a instituição, que já faz parte da nossa história, celebra cem anos de existência.
Saudações fraternas
Gilberto Gil, Ministro de Estado da Cultura.”

A mensagem de Ítalo Rossi é a seguinte:

                  
                                               

“À Presidência da ABI

Muito me honra o convite recebido para integrar a notável Comissão de Honra de vosso Centenário.

Por motivos de força maior, lamentavelmente, não poderei assumir este compromisso.
Mas, gostaria de, como cidadão e artista com mais de 50 anos dedicados inteiramente ao ofício teatral reconhecer publicamente o incansável compromisso da ABI com a democracia e o fortalecimento de nossas instituições.
Parabéns!  Atenciosamente (a) Ítalo Rossi.”