Câmara de Marília repudia ação de deputado


10/05/2010


Em ofício encaminhado à ABI o Presidente da Câmara Municipal de Marília, no interior paulista, pede apoio à entidade para a Moção de Repúdio daquela Casa legislativa contra declaração do Deputado federal Abelardo Camarinha (PSB-SP), considerada ofensiva a um servidor municipal portador de deficiência.

De acordo com o documento, pelo microfone da Rádio 950 A.M., o deputado Camarinha se referiu a um funcionário da Câmara, conhecido como Osmar, como “mula-manca”. O fato foi classificado como “desastroso”, e a declaração do parlamentar como “preconceituosa, descabida e ofensiva a uma pessoa portadora de deficiência”.

Abelardo Camarinha já foi prefeito de Marília em três oportunidades, e segundo a Câmara Municipal, “deveria ter aprendido o mínimo de decoro e ética”. De acordo com o documento enviado à ABI, o esta não é a primeira vez que o Deputado Camarinha usa os microfones da Rádio 950 A.M. para “ofender, xingar, esbravejar e macular a honra de pessoas que não partilham de suas opiniões”.

O fato foi comunicado também à Presidência do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, ao Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência e à Associação Marilense de Esportes Inclusivos (Amei), além de entidades de classe, associações de moradores, clubes de serviço e ao Congresso Nacional.