Morre o jornalista Paulo Thiago de Mello, criador do Rio Botequim


20/08/2023


Morreu nesse domingo (20) o jornalista e escritor Paulo Thiago de Mello. Ele é doutor em Antropologia e trabalhou como pesquisador no Laboratório de Etnografia Metropolitana do Rio de Janeiro do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ. Foi o criador do Rio Botequim e trabalhou nas redações dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia e na assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias Urbanas. Tem dois livros publicados: “Memória Afetiva de um Botequim Carioca” e “Milton Nascimento e Lô Borges – Clube da Esquina”.

A diretora de Assistência Social da ABI, Rosayne Macedo, comentou a morte de Paulo Thiago em seu Facebook:

“Morreu hoje meu querido amigo Paulo Thiago De Mello. Sim, posso chamá-lo de amigo, embora não nos víssemos há longos anos, por essas curvas tortuosas da vida. Mas nos mantínhamos ‘próximos’ pelas redes sociais. E escolhi esse seu post público, em 14 de junho, para uma última homenagem. Fala da nova casa, no pé do Morro Santo Amaro, onde viveu seus últimos dias, entre feliz e melancólico, como foi sua vida. E pra variar, fazia poesia, citando Caymmi, Gil e Caetano…

Um querido, solidário, sensível, bom coração e de um texto impecável! Foi um dos meus editores em O Dia – editoria do Interior – no final dos anos 90. Quando vim morar no Rio, a convite do jornal, após 3 anos como correspondente em Macaé, ainda sem lugar pra ficar, ele me hospedou uma noite no apto dele, em Botafogo. Lembro que era um apto cheio de livros – como ele gostava – e ele dormiu na sala, emprestando o único quarto pra mim. Um gentleman.
Jamais esquecerei a generosidade, o carinho e a simplicidade com que tratava a todos… Um ser humano – e um jornalista, escritor, poeta – que fará realmente muita falta pra muita gente. E tb pro Rio – antropólogo e boêmio da melhor qualidade, ele foi o criador do Rio Botequim, hoje Comida de Boteco.

Os céus estão em festa, e certamente com muitos brindes pela sua chegada, mas a tempestade de hoje foi um pranto sincero de despedida pelo nosso querido Paulothi (seu login no Dia) ou PT, como alguns o conheciam (sim, Paulo Thiago tb fazia o L)… Que seu precioso legado não seja esquecido.

Descanse em paz! #ripPaulothi