Brasileiro vence 34ª edição do Prêmio Rei de Espanha


25/01/2017


oglobo

O jornalista brasileiro Vinícius Jorge Carneiro Sassine foi agraciado nesta terça-feira, na categoria Imprensa, com o Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo, ao lado de nomes como o espanhol Arturo Pérez-Reverte, a hispano-uruguaia Carmen Posadas, o site do jornal “El Pais” e outros profissionais da informação de Colômbia, Cuba, México e Espanha.

Na 34ª edição dos prêmios, convocados anualmente pela Agência Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Sassine conseguiu o Prêmio de Imprensa pelo trabalho “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, do especial “Saúde em Segundo Plano”, publicado no jornal “O Globo” em 5 de junho de 2016.

Já Pérez-Reverte obteve o Prêmio Don Quixote de Jornalismo por um artigo sobre o impacto da chegada em massa de imigrantes e refugiados à Europa, publicado na revista espanhola “XL Semanal” em 13 de setembro de 2015.

Além disso, o júri concedeu o Prêmio Ibero-americano de Jornalismo a Carmen Posadas pelo artigo “Sonhar em Espanhol”, publicado em 8 de agosto de 2016 e no qual a autora hispano-uruguaia faz uma defesa da língua castelhana em um momento de grande crescimento do número de falantes de espanhol no mundo.

O Prêmio de Jornalismo Digital foi concedido a Gregorio Rodríguez Ramos, em representação da equipe de especiais do jornal “El Pais”, da Espanha, pelo trabalho “40 Anos de 20 N: A Transformação de um País”, publicado no site “elpais.com” em novembro de 2015.

O Prêmio de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável foi para a colombiana Patricia Gómez e sua equipe pelo trabalho “Chumbo: Veneno Invisível”, exibido pelo canal de televisão “RCN” em 15 de agosto de 2016.

Já o prêmio de Fotografia foi para o cubano Yander Zamora pela imagem “Chegada do Air Force One”, publicada em diferentes jornais de tiragem internacional, em março de 2016.

O Prêmio de Televisão foi concedido ao mexicano Carlos Loret de Mola pelo espaço “Êxodo”, de 50 minutos de duração, exibido no programa “Despierta”, da emissora “Televisa”, no dia 25 de agosto de 2016.

O prêmio na categoria Rádio foi para Jordi Basté, diretor de “El Mon a RAC1”, o programa em catalão com maior audiência na Catalunha, por “Atentados em Paris”, emitido pela “RAC1” em 13 de novembro de 2015.

Cada um dos prêmios, patrocinados pelo grupo internacional de construção e concessões OHL, está dotado com 6 mil euros e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

O de Jornalismo Ambiental é promovido pela Fundação Aquae, enquanto o Prêmio Don Quixote de Jornalismo recebe 9 mil euros e uma escultura comemorativa, e está patrocinado pela empresa pública espanhola Tragsa.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha têm por objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais de jornalismo em língua espanhola e portuguesa dos países que formam a comunidade ibero-americana e das nações com as quais a Espanha mantém vínculos históricos.

Nesta 34ª edição dos prêmios foram apresentados 196 trabalhos procedentes de 21 países para concorrer às seis categorias.

Os prêmios serão entregues previsivelmente no segundo trimestre deste ano em um ato presidido pelos reis da Espanha.