O basquete brasileiro brilha em Santiago II


10/06/2009


Participaram da conquista do primeiro título mundial brasileiro de basquete, no Chile, doze atletas dirigidos pelo extraordinário Togo Renan Soares:
Zeni Azevedo (Algodão) – Nasceu no Rio de janeiro e iniciou a carreira no Clube Aliados, de Campo Grande. No Integrou, em 1948, o time brasileiro medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres. Participou de vários campeonatos sul-americanos e pan-americanos e de várias olimpíadas. Seis anos depois foi vice-campeão mundial, no Rio de Janeiro. 

No Flamengo, Algodão viria a conquistar o incrível decacampeonato carioca (1951 a 1960) e em 1963 conquistaria o bicampeonato mundial, no Rio de Janeiro. 

Amauri Antônio Passos – Nasceu em São Paulo. Disputou, aos 18 anos, o II campeonato mundial, em 1954, no Rio de Janeiro. Sempre esteve presente nas seleções brasileiras que disputaram competições sul-americanas, pan-americanas, olimpíadas e mundiais. Na eépoca atuava no Sírio e Libanês. 

Vlamir Marques – Nascido em São Vicente-SP. Contemporâneo a de Amauri participou do Campeonato Mundial de 1954, no Rio de janeiro, com 17 anos. Jogava na equipe de São José dos Campos. 

Edson Bispo dos Santos – Natural do Rio de Janeiro. Participava pela primeira vez de um campeonato mundial. Atleta olímpico defendeu as cores do Vasco da Gama. Atuava no Corinthians. 

Pedro Vicente Fonseca (Pecente) – Nasceu em São Vicente-SP – Participou de campeonatos pan-americanos, sul-americanos e pela primeira vez disputava um mundial. Defendia o Corinthians. 

Valdemar Platskankas — Nascido em Campinas-SP. Estreava em mundiais e esteve presente em vários sul-americanos. Pertencia ao XV de Novembro de Piracicaba. 

Jatir E. Schall – Natural de São Paulo. Aos 19 anos estreou no sul-americano do ano anterior, em Santiago. Participou pela primeira vez de um campeonato mundial. Jogava no Palmeiras. 

José Maciel Senra (Zezinho) – Nasceu em Tupã-SP. Estreante em mundiais, no ano anterior disputou o sul-americano do Chile. Era jogador do Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro. 

Fernando Pereira de Freitas – Natural de Niterói. Integrou a seleção no sul-americano do Chile e era estreante em mundiais. Atuava no Flamengo. 

Oto Carlos F. da Nóbrega – Nascido em São Paulo. Disputou pela primeira vez um mundial. Estreou no sul-americano do Chile e defendia o Flamengo. 

Carmo de Souza (Rosa Branca) – Nasceu em Araraquara. Seu estilo de jogo lembrava os norte-americanos dos Globetroters. Foi seu primeiro campeonato mundial depois de estrear no sul-americano do Chile. Jogava no São Carlos. 

Valdir Geraldo Bocardo – Natural de São Manuel-SP. Pela primeira vez era convocado para a seleção brasileira. Defendia o São José dos Campos. Kanela o trouxe depois para o Flamengo. 

Reafirmamos que a desclassificação da União Soviética não desmereceu o título da seleção brasileira integrada por jovens valores se tornaram grandes astros do basquete nacional. A exceção era o veterano e excepcional Algodão, capitão do time, que levantou o troféu do título mundial. 

Togo Renan Soares, o Kanela, viveu para servir ao basquete brasileiro. Esse irrequieto paraibano deu muitos títulos ao Botafogo antes de se transferir para o Flamengo. No alvinegro carioca formou e dirigiu a excelente equipe amadora de futebol tricampeã carioca (42/43/44). Em 1949, comandou o time profissional de futebol do Flamengo. Quando passou a se dedicar exclusivamente ao basquete, o clube rubro-negro e a seleção brasileira tiveram seus maiores momentos de glória. 

Centro Histórico-Esportivo 

Lembramos que a série “Futebol Arte- Arte no futebol” se estenderá até a primeira terça-feira de dezembro de 2009. Os eventos serão sempre realizados às 18 horas, na sala Belisário de Souza, no 7º andar da ABI, Rua Araújo Porto Alegre, 71. 

No dia 7, primeira terça-feira de julho, o tema será “Futebol e Cinema” com o cineasta José Carlos Asbeg, Victor Melo, da UFRJ, e Guilherme Roseguini, da TV Globo. Na oportunidade será projetado o filme “Garrincha, alegria do povo – O ano em que o mundo descobriu o Brasil”.

Veja a programação completa:

JULHO

AGOSTO

Dia: 7

Tema
: Futebol e Cinema

Palestrantes

José Carlos Asbeg (Cineasta)

Victor Melo (UFRJ)

Guilherme Roseguini (TV Globo)

Dia: 4

Tema
: Futebol e Rádio

Palestrantes

Luiz Mendes (Rádio Globo)

Ronaldo Helal (UFRJ)

Álvaro de Oliveira Filho (CBN)

SETEMBRO

OUTUBRO

Dia: 8

Tema
: Futebol e Artes Plásticas

Palestrantes

Cláudio Tozzi (artista plástico)

Luiz Camilo Osório (Unirio)

Bianca Ramoneda (Globo News)

Dia: 6

Tema: Futebol e História

Palestrantes

Max Gehringer (CBN)

Ricardo Pinto (Sport UFRJ)

Cléber Machado (TV Globo/Sportv)

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Dia: 3

Tema
: Futebol e Dança

Palestrantes

João Saldanha Filho (coreógrafo)

Nízia Villaça (UFRJ)

Sandra Moreyra (TV Globo)

Dia: 1

Tema
: Futebol e Literatura

Palestrantes

José Miguel Wisnik (USP)

Victor Adler (UERJ)

Marcelo Barreto (Sportv)