O cinema cubano no Cine ABI


05/06/2009


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil (ANCREB-JM) e a ONG norte-americana Medical Education Cooperation with Cuba (MEDICC) promovem exibição especial do filme ¡Salud!, seguida de debate sobre a visão norte-americana em relacão ao desenvolvimento da medicina em Cuba.

O evento acontece nesta quarta-feira, dia 10, às 19h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro do Rio.

Participam da mesa de debates, Gail Reed, co-produtora do documentário, Diretora internacional da ONG MEDICC, e editora-executiva da revista Meddic Review; Yamila de Armas, Vice-Diretora do Departamento de Saúde da Província Cidade de Havana; e Juan Carlos Raxach, assessor e coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids(Abia).

¡Salud! foi agraciado em 2007 com o Prêmio Escolha do Público do Festival de Cinema e Artes Pan-Africanas de Los Angeles (PAFF); 1º Prêmio de Cinema da Associação Americana de Estudantes de Medicina; Prêmio Bronze Remi, no 40º Houston WorldFest; e Menção Honrosa do Grande Júri, no Festival Internacional de Cinema de Barbados. Em 2008, o filme foi aplaudido como o “Vídeo Mais Importante de 2008”, pela Associação Americana de Bibliotecas, e recebeu ainda o Prêmio Henry Hampton por Excelência em Cinema e Mídia Digital, do Conselho de Fundações dos EUA.

Dirigido e produzido por Connie Field e co-produzido por Gail Reed, ¡Salud!, à época do lançamento, foi festejado pelo público, críticos de cinema, especialistas da área de saúde e autoridades de vários países, como Jimmy Carter:
—De todas as chamadas nações em desenvolvimento, Cuba tem, sem dúvida alguma, o melhor sistema de saúde e o seu programa de cooperação internacional não tem paralelo no mundo, declarou o ex-presidente dos EUA.

Para Mirta Roses, Diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), o filme demonstra o impacto de uma pequena e pobre nação no sistema de saúde de todo o mundo.

Paul Farmer, professor de Antropologia Médica do Departamento de Medicina Social da Universidade de Harvard afirmou que ¡Salud! é “uma grande ferramenta que demonstra o quanto é possível se aprender com Cuba”.

Programação da Mostra de filmes cubanos

Dia 18 de junho

“Lucía”, de Humberto Solás

Selecionado entre os 10 melhores filmes latino-americanos de todos os tempos, “Lucia” é um relato dramático que descreve a trajetória de três cubanas que se chamam Lucía. A primeira enfrenta a traição e a vingança nos tempos da Colônia; a segunda se vê arrastada pela frustração no período da pseudo-repúbllca; e a terceira, se resigna a obedecer ao marido, como ordena a tradição.

Complemento: “Luzia e o tempo”, curta-metragem de Alain Rodríguez.

Dia 25 de junho

“Memórias do subdesenvolvimento”, de Tomás Gutiérrez Alea

Integrante da lista dos melhores 100 filmes do mundo de todos os tempos, o drama narra a trajetória do personagem Sérgio, que decide ficar em Cuba embora toda a sua família tenha abandonado o país. Após o triunfo da revolução, Sérgio passa a buscar o sentido da vida escrevendo suas memórias e procurando compreender o processo revolucionário a partir de seu sistema de valores.

Complemento: “O cinema e a memória”, curta-metragem de Jorge Luis Sanches.

Dia 02 de julho

“Viver é assobiar”, de Fernando Pérez

Mariana, Jullto e Elpídio não são felizes. Cada um se debate entre o amor, o ódio, promessas e a procura da verdade.

Dia 09 de julho

“Hello Hemingway”, de Fernando Pérez

Larita é uma jovem universitária vizinha de Ernest Hemingway, na Havana de 1959. Ela lê o “Velho e o mar” e faz um paralelo entre a vida do pescador Santiago e de sua própria vida, e descobre que na luta o homem pode ser destruído, mas jamais vencido.