Governo adia decisão de modelo para rádio digital


10/03/2010


O governo federal adiou mais uma vez a decisão sobre o sistema de rádio digital que será adotado pelo Brasil, de acordo com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa. O anúncio será feito no final do mês de março. Em dezembro — em reunião com sete empresários e dirigentes de associações de radiodifusão — o Ministro disse que pretendia anunciar a escolha até o final da primeira quinzena de fevereiro de 2010.

Por causa da agenda eleitoral a decisão sobre o novo sistema de rádio não poderá mesmo ser adiada, em função de que o próprio Ministro Hélio Costa vai se lançar candidato nas eleições de outubro.

Encontram-se em fase de teste no Brasil os sistemas americano Iboc (In-Band-On-Chanel) e o europeu DRM (Digital Radio Mondiale). Os dois obtiveram bons resultados nas experiências de transmissão em FM, porém o Iboc não atende a transmissão em ondas curtas e tropicais.

Do ponto de vista técnico, a rádio digital permitirá a realização de transmissão em ondas curtas com qualidade de som acima da média. Regiões distantes da Amazônia, cujas comunidades hoje são servidas apenas pela Rádio Nacional da Amazônia, também receberão o sistema.

O Ministro das Comunicações diz que a digitalização do rádio irá trazer grandes benefícios para o cidadão, ampliando a rede de serviços e dando acesso à transmissão de dados, fotos e gravações.

Segundo Hélio Costa, uma vez definido o padrão, a substituição do sistema analógico para o digital só deverá ser concluído em 20 anos, tempo de duração da implementação da rádio FM no Brasil.

Demora

Segundo o site AdNews, a demora pela escolha do sistema de rádio digital que o Brasil vai adotar está sendo atribuída pelo Ministro Hélio Costa à Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). A entidade foi a responsável pelos testes em rádios de dez cidades brasileiras com o padrão norte-americano Iboc.

Hélio Costa informou que o relatório que a Abert apresentou foi reprovado pela Universidade Mackenzie, onde se encontram os maiores especialistas em rádio digital do Brasil. Uma das causas é que o Iboc não transmite em OM, e “também não resolveu os problemas das sobras nas transmissões em grandes cidades”. Os equipamentos do modelo europeu DRM estão prestes a chegar ao Brasil e serão monitorados pela Anatel.

Para Hélio Costa, o sistema de rádio digital tem muitas vantagens e vai dinamizar o meio rádio brasileiro.

* Com informações do AdNews e do Ministério das Comunicações.