1 de julho de 2022


103 anos da pioneira na radiofonia brasileira: a Rádio Club de Pernambuco.


05/04/2022


O evento é celebrado pelo 5º Simpósio Nacional do Rádio. Faça sua inscrição: https://www.simposioradio.com/inscricoes

A radiodifusão no Brasil data de muito tempo. Alguns pesquisadores indicam 16 de Julho de 1899 como o início, quando o padre Roberto Landell de Moura realizou sua primeira transmissão de sinais via rádio, documentada em jornais.

Entretanto, devido à escassez de registros, o mérito nem sempre é reconhecido. O “Pai do Rádio” no Brasil, então, acabou sendo o professor Roquette-Pinto, um médico e entusiasta da radioeletricidade.

No dia 7 de setembro de 1922, empresas estrangeiras fizeram uma demonstração da nova tecnologia de radiodifusão durante as comemorações do Centenário da Independência, que contou com um discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto, encantado com as possibilidades dessa tecnologia, funda, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A Rádio Sociedade, hoje chamada de Rádio MEC, teve papel fundamental para a construção de um marco legal para a radiodifusão e para o desenvolvimento do rádio educativo no Brasil.

Há ainda um terceiro marco do início da radiodifusão no país. Os professores Luiz Maranhão e Pedro Vaz demonstraram que, em 6 de abril 1919, A Rádio Club Pernambuco fez uma transmissão sonora à distância. Há registros históricos comprovando o feito em jornais como a Imprensa Oficial e o Diário de Pernambuco.

Por isso, em 2019, pesquisadores do GT História da Mídia Sonora da Rede Alcar referendaram que o dia 6 de abril é a data do início da radiodifusão no país. O documento é conhecido como Carta de Natal, e pode ser encontrado em https://cutt.ly/carta_natal.

O GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, junto ao GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, à Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo e à Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) assinou em 2021 a “Carta Aberta sobre o Pioneirismo do Rádio Brasileiro”. Acesse aqui para ler mais: https://cutt.ly/carta-pioneirismo-radio .

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012