Eleição da ABI tem quórum elevado


17/04/2009


Com quórum de eleitores superior ao registrado na eleição do ano passado, com o comparecimento de 127 eleitores, os associados da ABI elegeram o terço do Conselho Deliberativo da Casa para o triênio 2009-2012 e os membros do Conselho Fiscal, para o exercício social 2009-2010.

 Pery Cotta

A mesa escrutinadora foi composta pelos associados Leda Acquarone, Ilma da Silva Martins e Moacir Lacerda. O Presidente do Conselho Deliberativo, Pery Cotta, ao comentar a eleição, destacou o caráter democrático da ABI:
— Trata-se de uma instituição diferenciada, pois seu Conselho Deliberativo passa, periodicamente, por um processo de renovação, sempre trazendo outros companheiros para a mesma luta em defesa da liberdade de imprensa e da categoria de um modo geral. Não há nada mais democrático do que isso.

O jornalista Argemiro do Carmo Lopes, conhecido como Miro Lopes, irmão do jornalista Tim Lopes, enalteceu a atual gestão da ABI e falou sobre a necessidade de união da categoria:
— Maurício Azêdo empreendeu um trabalho de renovação moral na Casa, e eu tenho orgulho de fazer parte dessa administração. Nesse momento de eleição, é muito importante que a classe jornalística esteja unida e compareça, pelo bem da ABI e de todos nós jornalistas.

                   Argemiro do Carmo Lopes

A eleição começou às 10h e se estendeu até às 20h, quando se iniciou o processo de escrutinação. Do total de eleitores, 124 votaram nos membros do Conselho Deliberativo, e 124 escolheram os integrantes do Conselho Fiscal. Entre os primeiros eleitores a confirmar o seu voto estavam Luiz Antônio Villas-Bôas Correa, decano da cobertura política do País, na qual se iniciou há mais de 60 anos; e o ex-Prefeito e ex-Governador Marcello Alencar, que também exerceu a profissão de jornalista como correspondente do Correio da Manhã, na ONU e na Europa, nos anos 70.

O Deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), jornalista e Conselheiro da ABI, também um dos primeiros a votar, ressaltou a trajetória centenária da Associação na luta pela garantia dos direitos civis:
— A ABI está retomando a cada dia o espaço que ocupava quando a luta era pela democracia. Muito mais pelos direitos humanos dentro da democracia. Agora, que conquistamos a democracia plena, é preciso aumentar a pressão na luta pelos direitos civis e a ABI percebe isto, tem a sensibilidade e reflete esta questão da luta pela qualidade da democracia.

 Miro Teixeira

Para Miro Teixeira, a democracia ideal deve ser perseguida sempre:
— Ela é o caminho para melhorarmos a situação das pessoas e a igualdade de todos perante a lei, de conciliar mais o conceito de vida e liberdade.

Autor da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 130, contra a vigência da Lei de Imprensa (Lei 5.250, de 1967), o Deputado falou também sobre a retomada do julgamento no STF, marcado para o dia 29 de abril:
— A minha expectativa é que a nossa posição seja definitivamente reconhecida. É um direito do cidadão. Não é um pleito de acionista de jornal. É o direito à informação, à manifestação do pensamento, direito de crítica, direito de fiscalização daqueles que exercem atividades públicas. Você não pode dizer, por um lado, que a atividade pública deve ser fiscalizada, e por outro lado, afirmar que existem penas para quem fiscalizar a atividade. Não pode haver ameaças contra os profissionais que atuam no interesse da informação jornalística.

O julgamento foi iniciado no dia 1º de abril e suspenso após o parecer do relator Ministro Carlos Ayres Britto, que defendeu a revogação total da lei, tendo sido acompanhado pelo voto do Ministro Eros Grau. 

Tradição

                                Villas-Bôas Corrêa

Para o jornalista Villas-Bôas Corrêa, que também é Conselheiro da ABI, esta eleição representa um momento significativo para a Associação:
— Maurício Azêdo tem feito uma administração exemplar. Com extrema dedicação conseguiu encaminhar uma linha política corretíssima. A posição da maioria dos associados é de esquerda, pela própria tradição da Associação, mas também pela atual situação do País. Maurício Azêdo mantém esta linha de coerência e também abre espaço para que o outro lado se manifeste. A ABI é a Casa dos jornalistas, a Casa de todos. Portanto, é importante que todos possam se manifestar e que todas as opiniões sejam respeitadas.

Marcello Alencar aplaudiu o resgate da tradição da ABI em defesa da sociedade brasileira:
— A Associação tem uma história extremamente importante. Ela acompanhou todos os momentos difíceis que enfrentamos ao longo da história. Já vivenciei quatro gerações e vi renascer o brilho da Associação como entidade de interesse público e de respeito à paz social. Agora brindada com a presença do nosso Maurício Azêdo, a quem conheço profundamente.

 Maurício Azêdo, Marcelo Alencar e Villas-Bôas Corrêa

Alencar lembrou do tempo em que ele era Prefeito e Maurício Azêdo vereador, ocasião em que tiveram muitas oportunidades de dividir opiniões:
— Ele é um homem sério, um político exemplar. Com ele, renasce a esperança da ABI na retomada do papel histórico de estar sempre à frente dos acontecimentos. Vim votar em homenagem a esta nova fase da Casa. Desejo que tudo isto se reverta em favor do nosso país.

Após depositar o seu voto na urna o ex-Ministro Bernardo Cabral falou sobre a trajetória da ABI, lembrando o compromisso da entidade com a democracia:
— Esta eleição representa a confirmação da democracia, que ficou consolidada com a luta da ABI na época mais difícil da ditadura militar. Vejo com muito orgulho a gestão do Maurício Azêdo. Ele é exemplo de uma luta pela reorganização profissional, quando o Brasil sofria as intempéries de uma ditadura. Tenho muito orgulho de pertencer à ABI.

                                   Bernardo Cabral

Acompanhando desde cedo a movimentação dos associados no saguão do 9º andar da sede da ABI, onde estava instalada urna, o Presidente Maurício Azêdo sublinhou a relevância do pleito no processo histórico da entidade em defesa das liberdades:
— A eleição é um momento importante porque representa a continuação de um processo democrático que a ABI desenvolve há anos, que é o sistema pelo qual há uma eleição anual para o provimento de cargos no Conselho Deliberativo, principalmente, e nos prazos do estatuto para a Diretoria executiva da Casa. A ABI promove a si o exercício permanente de cidadania em torno das questões relacionadas com a sua destinação institucional que é a defesa da liberdade de imprensa, das liberdades públicas em geral e dos direitos humanos.

José Ernesto Muzell Vianna, Diretor-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro destacou a relevância da Associação Brasileira de Imprensa para a vida do País:
— A importância da ABI, mais uma vez, se faz sentir nesta eleição, representada pela chapa Prudente de Moraes. A Associação se destaca a cada dia no cenário nacional.

Chapa única

A Chapa Prudente de Moraes, neto foi a única inscrita nesta eleição. Encabeçada pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo, elegeu para membros efetivos do Conselho Deliberativo os jornalistas Afonso Faria, Adolfo Martins, Aziz Ahmed, Cecília Costa, Domingos Meirelles, Fernando Segismundo, Glória Suely Alvarez Campos, Jorge Miranda Jordão, José Ângelo da Silva Fernandes, Lênin Novaes de Araújo, Luís Erlanger, Márcia Guimarães, Nacif Elias Hidd Sobrinho, Pery de Araújo Cotta e Wilson Fadul Filho.

Para suplentes foram eleitos os associados Antônio Calegari, Antônio Henrique Lago, Argemiro Lopes do Nascimento (Miro Lopes), Arnaldo César Ricci Jacob, Ernesto Viana, Hildeberto Lopes Aleluia, Jordan Amora, Jorge Nunes de Freitas, Lima de Amorim, Luiz Carlos Bittencourt, Marcus Miranda, Mário Jorge Guimarães, Múcio Aguiar Neto, Raimundo Coelho Neto e Rogério Marques Gomes.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os jornalistas Adail José de Paula, Adriano Barbosa do Nascimento, Geraldo Pereira dos Santos, Jorge Saldanha de Araújo, Luiz Carlos de Oliveira Chesther, Manolo Epelbaum e Romildo Guerrante, candidato que substituirá Miro Lopes. Os demais já integram o Conselho Fiscal.

Na forma do Estatuto, a posse dos eleitos será no dia 13 de maio, em sessão em que também serão eleitas as Comissões auxiliares do Conselho Deliberativo: Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, Ética dos Meios de Comunicação, Comissão Diretora da Diretoria de Assistência Social e Sindicância, à qual compete opinar sobre as propostas de filiação à ABI.