Evento discute violações à liberdade de expressão no Brasil e na América Latina


Por Igor Waltz*

24/04/2014


Imagem-Site-Evento

A ONG Artigo 19, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a organização internacional Ifex-ALC promovem em 30 de abril, em São Paulo, o evento “Liberdade de expressão em debate: Um panorama das violações no Brasil e na América Latina”. O encontro vai debater a situação das violações sofridas por comunicadores e defensores dos direitos humanos e discutirá medidas de prevenção e proteção contra essas violações.

O evento vai reunir autoridades e representantes de organizações de defesa da liberdade de expressão, como Guilherme Canela (Unesco), Renata Sena (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Lúcia Rodrigues (jornalista vítima de violação), Guilherme Alpendre (Abraji), Pedro Vaca (Flip – Fundación para Libertad de Prensa, da Colômbia) e Paula Martins (Artigo 19).

Durante o debate, será ainda apresentado o relatório “Violações à Liberdade de Expressão”, resultado do monitoramento feito pela Artigo 19 das violações à liberdade de expressão, ocorridas no Brasil em 2013. Segundo Paula Martins, diretora para a América do Sul da Artigo 19, os dados coletados permitem ter uma clareza maior sobre o cenário das violações que ocorrem no Brasil.

“Apenas com esse panorama é que podemos pensar medidas efetivas de prevenção e proteção que tenham real impacto para reduzir esse tipo de violência no país”, afirma.

O evento acontece no Auditório Premium, na Rua Cincinato Braga, 500 – próximo à estação  Brigadeiro do Metrô, às 19h. Para participar inscreva-se aqui.

*Com informações da ONG Artigo 19.