Melhores da educação em 2009 recebem prêmio


23/10/2009


Aconteceu nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, a cerimônia de entrega do prêmio “Personalidade Educacional 2009”, promovido pela Associação Brasileira de Educação (ABE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pelo jornal Folha Dirigida. Em sua 11ª edição, o prêmio tem por objetivo destacar educadores e instituições engajadas na melhoria da qualidade na educação brasileira, reconhecer seus valores e estimular outros educadores e gestores a lutarem pela mesma causa. O evento foi realizado na sede social do Jockey Club Brasileiro, no centro do Rio. Este ano, foram computados 8.148 votos de figuras representativas do setor educacional e cultural no cenário nacional, que premiaram 11 personalidades e três instituições.

Para o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, a iniciativa constitui um importante estímulo à qualificação profissional dos educadores:
— Desde a sua criação, o título tem exercido forte influência na elevação da qualidade da educação. O prêmio Personalidade Educacional atua como incomparável incentivo aos professores, declarou o jornalista.

Já o Presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), João Albuquerque, considera o prêmio um incentivo ao progresso daqueles que lutam pela melhoria da educação no Brasil:
— O impacto do prêmio é muito positivo, especialmente quando revela valores e talentos, muitas vezes, desconhecidos.

O Diretor de Relações Institucionais da Folha Dirigida, Afonso Faria, fez questão de ressaltar o valor da educação para o progresso de qualquer sociedade:
— A educação é a grande mola mestra que impulsiona qualquer
sociedade. Por isso, é excelente que participemos dessa iniciativa, junto com a ABE e ABI. Creio que, por meio do prêmio, os professores se vêem representados, identificam-se com as pessoas que foram eleitas e sentem-se homenageados, afirmou o dirigente do jornal.

Veja a lista dos agraciados com a premiação:

Personalidades

Antonio Freitas — Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), diretor-executivo da Fundação Getúlio Vargas e presidente da Associação Nacional de cursos de Graduação em Administração (Angrad).

Cleonice Berardinelli — Escritora e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Cristovam Buarque — Senador pelo PDT-DF, foi ministro da Educação de 2003 a 2004. Também foi governador do Distrito Federal e reitor da Universidade de Brasília (UnB). Entra para a Galeria dos Grandes Educadores devido à sua terceira eleição.

Fernando Haddad — Ministro da Educação desde agosto de 2005. É também advogado, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), da qual também é professor.

José Carlos Portugal — Membro do Conselho Estadual de Educação do Riode Janeiro (CEE-RJ) e diretor-geral de Rede MV1 de Ensino, instituição privada de educação básica que possui turmas da educação infantil ao ensino médio.

Paulo Armando Areal — Diretor do Colégio Pentágono, instituição privada de educação básica localizada em Vila Valqueire, que possui turmas da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Raymundo Stelling Júnior — Membro do Conselho Estadual de Educação doRio de Janeiro (CEE-RJ) e um dos diretores da União dos Professores Públicos no Estado (Uppes), que representa professores da rede estadual.

Roberto Boclin — Chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Foi Reitor do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ). Entra para a Galeria dos Grandes Educadores em 2009.

Tereza Porto — Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEE-RJ) desde fevereiro de 2008. Analista de sistemas formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi também diretora do Proderj.

Valdir Vilela — Presidente da Associação Brasileira de Ensino Universitário (Abeu), mantenedora do Centro Universitário Abeu, que possui seis unidades em todo o estado do Rio de Janeiro. 

Wanderley Quêdo — Presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), que representa o magistério da cidade do Rio e de Itaguaí, Seropédica e Paracambi.

Instituições

Colégio Pedro II — Uma das melhores escolas do País, faz parte da rede administrada pelo Governo federal. A escola, cuja diretora é a professora Vera Maria Ferreira, foi eleita pela terceira vez. 

PUC-Rio — Administrada pelo padre Jesús Hortal Sanches, a PUC-Rio é uma instituição privada de ensino superior, sem fins lucrativos, que atua no ensino, na pesquisa e na extensão.

Sesi-RJ — O Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi-RJ) integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que tem Andréa Marinho como diretora de Educação.