ABI prestigia Prêmio Embratel 2009


12/11/2009


Alexandre Horta

Mais de 1 mil 500 jornalistas de todo o País compareceram na noite desta quarta-feira ao Canecão, no bairro de Botafogo (Zona Sul do Rio), para prestigiar a cerimônia de entrega do Prêmio Imprensa Embratel, que em 2009 chegou a sua 11ª edição, com 1 mil 219 trabalhos inscritos. As reportagens premiadas, inscritas em 17 categorias, foram escolhidas por um júri nacional formado com Arnaldo Niskier, Cícero Sandroni, Zuenir Ventura, Maurício Menezes, Rogério Reis, Alberto Jacob Filho, Sérgio Murillo, José Martinez, José Luís Laranjo, Janice Caetano, Ethevaldo Siqueira e Angélica Consiglio.

Dando início à cerimônia, os apresentadores Renata Vasconcelos e Ronaldo Rosas convidaram ao palco o Diretor Executivo da Embratel, Marcelo Miguel, que ratificou o compromisso da empresa com o jornalismo livre e de qualidade, “pilar de uma sociedade justa e democrática”. Marcelo também agradeceu o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-RJ).

Matheus Leitão e Andrei Meireles

O Troféu Barbosa Lima Sobrinho, disputado por todos os finalistas, independentemente das categorias, teve como ganhadores os repórteres Andrei Meireles e Matheus Leitão, da revista Época, autores da reportagem “Caso Zoghbi”. A matéria desvendou o esquema ilcito de arrecadação do ex-Diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, que abriu cinco empresas em nome de sua ex-babá para receber propina de bancos. Durante as investigações, Zoghbi tentou subornar os repórteres com um automóvel Mercedes Benz. 

Ao receber o prêmio, Andrei Meireles desabafou:
— Fui muito acusado de ser um jornalista “fiteiro”, por apurar casos a partir de gravações, mas este troféu mostra que fizemos um trabalho correto. Aonde chegamos nas investigações, a Justiça brasileira ainda não chegou, pois até agora não foi quebrado o sigilo fiscal e telefônico da ex-babá de Zoghbi. E é isso que nós queremos.

Humor

Vinicius Jorge e Maurício Azêdo

Coube ao Presidente da ABI, Maurício Azêdo, a entrega do prêmio de melhor reportagem da região Centro-Oeste, que este ano teve o dobro de inscrições em relação ao anterior. O ganhador foi Vinicius Jorge Sassine, do jornal O Popular. Na matéria “Meninos sem futuro”, o jornalista mostrou a situação de 30 menores infratores que venceram concursos de ilustração e redação promovidos pelo Juizado da Infância e Juventude de Goiânia.

A reportagem acompanhou esses jovens quando saíram das casas de recuperação, e o resultado foi que 27 deles foram mortos ou retornaram à criminalidade, expondo a precariedade do sistema de recuperação de menores infratores em Goiânia:
— Esta reportagem só foi possível porque eu fui chamado para compor o júri do concurso, o que me fez conhecer estes jovens de perto e as esperanças e desejos que demonstraram em seus textos e desenhos. Acredito que a matéria conseguiu promover uma mudança na forma de as pessoas olharem para o menor infrator em Goiás — disse Vinicius.

O sempre engraçado Maurício Menezes anunciou o prêmio de melhor reportagem de rádio, entregue a Marcelo Santos, da Rádio Catarinense, pela matéria “Perigo na tela: o vício do novo século”. Antes da entrega da premiação, Maurício Menezes divertiu a platéia com mais uma de suas piadas:
— Estava ali no banheiro agora há pouco e um colega me deu um furo de reportagem sensacional. Disse que o estagiário de comunicação de Furnas foi o responsável pelo apagão, pois disseram pra ele que quando saísse apagasse tudo.

Em seguida o jornalista Maurício Menezes mostrou em um telão uma seleção de manchetes de jornais esdrúxulas, que também foram motivo de gozação:
— Os jornalistas têm muita dificuldade com as manchetes. Vejam só esta: “Lobo marinho aparece nadando”. Claro, queriam que ele voasse? Lidar com a morte também é difícil para os profissionais de imprensa. Só pode ser isto que explica a manchete “Jovem se mata com tiro na própria cabeça”. Talvez achassem que pra se matar ele tinha que ter estourado a cabeça de outro.

Também foi concedida Menção Honrosa à equipe do Jornal de Santa Catarina — coordenada por Edgar Júnior, editor-chefe, e Fabrício Cardoso, editor-executivo —, pelo engajamento na reconstrução das cidades catarinenses atingidas pelas chuvas de novembro de 2008. 

Vencedores da 11ª edição do Prêmio Imprensa Embratel 

Jornal/Revista

Favela S.A.”, de Sérgio Ramalho, Cristiane de Cássia, Dimmi Amora, Fernanda Pontes, Selma Schmidt, Carla Rocha, Luiz Ernesto Magalhães, Paulo Motta e Angelina Nunes — Jornal O Globo.

Televisão

Educação à distância”, de Alan Severiano e equipe — TV Globo (Rio).

Jornalismo Investigativo

A farra das passagens”, de Lúcio Lambranho, Edson Sardinha e Eduardo Militão — www.congressoemfoco.com.br.

Reportagem Econômica

O Brasil que emergirá da crise”, de Ricardo Allan, Vânia Cristino, Mariana Flores, Letícia Nobre, Edna Simão, Vicente Nunes, Luciana Navarro, Karla Mendes e Luciano Pires — Jornal Correio Braziliense.

Responsabilidade Socioambiental

A morte lenta da floresta do mar”, de Leonardo Cavalcanti — Jornal Correio Braziliense.

Reportagem Esportiva

A Copa do Mundo é nossa”, de Helvídio Mattos e equipe — ESPN Brasil

Reportagem Fotográfica

Ladrão em fuga”, de Adenilson Nunes — Jornal Correio da Bahia.

Reportagem Cinematográfica

Jovem Morte”, de Junior Alves — TV SBT.

Rádio

Perigo na tela: o vício do novo século”, de Marcelo Santos — Rádio Catarinense.

Jornalismo Cultural

Machado de Assis — 100 anos de memória”, de Ana Lúcia do Vale e Kamille Viola — Jornal O Dia.

TI, Comunicação e Multimídia — Veículo especializado

Retrato de uma década”, de Gilberto Pavoni Junior, Vitor Cavalcanti, Felipe Dreher e Ana Lúcia Moura Fé — Information Week Brasil.

TI, Comunicação e Multimídia — Veículo Não-Especializado

Tecnologia para especiais”, de Julia Tavares — Rede Minas de Televisão.

Região Centro-Oeste

Meninos sem futuro”, de Vinicius Jorge Sassine — Jornal O Popular.

Região Nordeste

Arquivo morto — Máfia das Execuções em Fortaleza”, de Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro e Thiago Cafardo — Jornal O Povo.

Região Norte

Trabalho escravo”, de Nyelsen Martins e equipe — TV Record.

Região Sudeste

O golpe do sinal amarelo”, de Antero Gomes — Jornal Extra.

Região Sul

A epidemia do crack”, de Itamar Melo e Patrícia Rocha — Jornal Zero Hora.