Mídia no Brasil aumenta receita


27/07/2010


Dados apresentados nesta terça-feira, 27 de julho, pelo Projeto Inter-Meios demonstram que o setor de mídia no Brasil cresceu 27,25% em faturamento, em 2010, feita comparação com o mesmo período no ano passado. Segundo a pesquisa, os meios de comunicação do País faturaram cerca de R$ 9,8 bilhões com publicidade nos primeiros cinco meses deste ano. O levantamento foi feito com base em informações dos próprios veículos e por meio de auditoria da PricewaterhouseCoopers.

O destaque ficou por conta da televisão, que, segundo analistas, devido à Copa do Mundo, registrou 63,66% de share (participação no bolo publicitário) entre janeiro e maio. A TV teve alta de 34,76%, com faturamento acumulado de R$ 6,3 bilhões. Em seguida, aparece o segmento jornal com um faturamento no valor de R$ 1,3 bilhão.

A internet é uma das mídias que mais cresceu no período e a que mais se aproximou da televisão. Os investimentos publicitários em web subiram 34,05% em relação ao ano passado, com faturamento em torno de R$ 414,3 milhões.

 
Isso significa, de acordo com a pesquisa, que o meio internet conseguiu se recuperar do fraco desempenho no mês de maio, quando o seu faturamento representou apenas 3,91% do total. Na ocasião, o crescimento desse segmento de mídia foi de 35,08%.
Já o pior desempenho foi marcado pela categoria Guias e listas, que apresentou decréscimo de 8,69% e valor acumulado de R$ 126,8 milhões.
 
Cinema
 
Um dado importante revelado pela pesquisa é que em maio o cinema apresentou um crescimento maior do que a televisão. Em junho, um mês antes da Copa, a TV aberta cresceu 40,04% na comparação anual, com 65,09% de participação na publicidade nacional. No mesmo mês, o cinema apresentou alta de 64,79% em seu faturamento, que mesmo assim foi a menor parcela na divisão do bolo de investimentos entre as mídias, com apenas 0,39%.

De acordo com a pesquisa, maio foi um mês promissor para a publicidade no Brasil. O setor apresentou crescimento de 31,68% em relação ao mesmo mês de 2009.
* Com informações do AdNwes.