José Hamilton Ribeiro recebe Prêmio Brasileiro Imortal


05/11/2008


O jornalista José Hamilton Ribeiro foi um dos vencedores do Prêmio Brasileiro Imortal, promovido pela mineradora Vale do Rio Doce.
Os brasileiros ilustres mais votados batizaram seis espécies descobertas na Reserva Natural Vale, localizada em Linhares-ES. Cerca de 250 mil pessoas participaram da eleição via internet, ao longo de dois meses.

A iniciativa, inédita na classificação botânica, celebra o trabalho dos profissionais que atuam na descoberta e classificação de novas espécies, atividade de grande importância para a ciência. Os candidatos ao prêmio foram escolhidos por uma comissão de especialistas que atuam na área de sustentabilidade, tendo como principal critério serem brasileiros com atuação importante nas áreas social e ambiental do País.

José Hamilton conquistou mais de 70% da preferência e venceu a categoria nacional. O repórter especial do programa “Globo rural” emprestará seu nome a uma espécie do gênero Anthurium, o antúrio-mirim, descoberto pelo pesquisador Marcus Nadruz Coelho, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Na premiação regional foram eleitos os nomes do maestro e compositor Tom Jobim (Sudeste), do empresário catarinense Miguel Krigsner (Sul), do economista e historiador Paulo Bertran (Centro-Oeste) e das escritoras Rachel de Queiroz (Nordeste) e Zeneida Lima (Norte).

Em homenagem à sua trajetória, a antropóloga Ruth Cardoso, morta este ano, teve seu nome imortalizado em uma das plantas descobertas na Reserva Natural Vale.

Os nomes dos vencedores ganharão uma ilustração da espécie que batizaram em selos a serem lançados pelos Correios.