História do Brasil e da imprensa ganha quinta edição


16/10/2008


A editora Novo Século comemora o bicentenário da imprensa no Brasil com o lançamento da 5ª edição, revisada e aumentada, do livro “Cale a boca, jornalista!”, de Fernando Jorge.

Preso e processado durante a ditadura militar, o autor, que é jornalista, relata atos de violência e arbitrariedades cometidos contra a imprensa desde o Império de D. Pedro I até a década de 1980, detalhando episódios que envolveram colegas de profissão como Cipriano Barata, Frei Caneca, Evaristo da Veiga, Vladimir Herzog, Luiz Paulo Machado, Hélio Fernandes e Maurício Azêdo, hoje Presidente da ABI.

O objetivo da publicação, segundo o escritor, é apresentar a História do Brasil sob ângulos novos e reunir documentação inédita sobre fatos importantes que foram omitidos, especialmente no período da repressão:
— Esta obra, além do caráter de denúncia, é um registro da nossa memória histórica, útil para pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas e todos os que amam a liberdade.

O levantamento histórico tem início no Império, atravessa a Proclamação da República, a Revolução de 30 e a ditadura iniciada no golpe de 64 e chega aos dias atuais, narrando espancamentos, prisões, torturas e assassinatos cometidos contra profissionais de imprensa, além de atentados contra veículos de comunicação.

Colaborador de diversos jornais e revistas e integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Fernando Jorge é autor de vários outros livros, entre os quais o vencedor do Jabuti “O Aleijadinho, sua vida, sua obra, seu gênio” e “Getúlio Vargas e o seu tempo”, que conquistou o Prêmio Clio.