Qualquer semelhança não é mera coincidência


07/10/2008


O próximo cartaz do Cine ABI, quinta-feira, dia 9, é o clássico dos clássicos “Cidadão Kane”, dirigido por Orson Welles, que também interpreta o personagem-título: o magnata da mídia Charles Foster Kane. O filme faz parte da mostra A Imprensa no Cinema, que homenageia o centenário da Associação e os 200 anos da Imprensa Régia e apresenta histórias que têm relação com o jornalismo.

Na trama, o repórter Thompson (Joseph Cotten) tenta reconstituir a trajetória de Charles Foster Kane (Welles) a partir de uma palavra, “Rosebud”, dita por ele antes de morrer. Para isso, Thompson entrevista diversas pessoas que conheceram o empresário e, por meio de suas informações, vai descobrindo como ele passou da infância pobre à fortuna, ao deixar a casa dos pais para ser criado pelo banqueiro Walter Parks Thatcher (George Coulouris) e, mais tarde, assumindo o controle de um jornal pouco influente e rentável, o Inquirer.

Produção

Então com 25 anos, Orson Welles conseguiu o financiamento da produtora RKO para dirigir o filme após obter notoriedade no rádio em 1939, quando transmitiu “Guerra dos mundos” como se os Estados Unidos estivesse de fato sendo invadido por marcianos, gerando pânico no país.

O enredo de “Cidadão Kane” foi inspirado na vida do empresário da mídia norte-americano William Randolph Hearst, dono do jornal San Francisco Examiner. Assim como Kane construiu um grande palácio na Flórida, Hearst tinha um em San Simeon; enquanto o personagem de Welles teve um caso com a cantora Susan Alexander (Dorothy Comingore) e comprou-lhe um estúdio, Hearst se envolveu com a jovem atriz Marion Davies e a presenteou com um teatro.

A sessão tem entrada franca e está marcada para as 18h30, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).