Jornal de Itapeva-SP denuncia perseguição política


14/10/2009


Jefferson Modesto da Silva, proprietário do jornal A Gazeta Notícias, de Itapeva, município paulista, encaminhou à Associação Brasileira de Imprensa denúncia a respeito do fechamento da redação do semanário por fiscais da Prefeitura, em 23 de setembro último, sob alegação de inexistência de um hidrante, ítem previsto na lei municipal para áreas que ocupam terreno acima de 750 metros quadrados, na qual a redação do jornal se enquadra.

A Prefeitura de Itapeva autorizou a reabertura da Gazeta Notícias em 28 de setembro último, mediante o compromisso assinado pelo dono de jornal de instalar o equipamento no prazo máximo de 60 dias. Contudo, Jefferson Modesto da Silva assegura que a ação “teve o caráter de represália” em função das matérias publicadas no jornal sobre possíveis irregularidades na gestão municipal.
—O fechamento se deu por perseguição política, já que o jornal vem denunciando os desmandos administrativos do Governo Luiz Husse Cavani. A falta do hidrante foi comunicada pelo vereador Paulo de La Rua, que afirmou na Câmara de Itapeva, no último dia 28, que vai mandar fechar o jornal quantas vezes for necessário.

Na terça-feira, dia 29 de setembro, A Gazeta Notícias publicou carta aberta à população em repúdio ao fechamento do jornal.

Leia abaixo a íntegra dos dois documentos endereçados à ABI

Jornal é fechado por perseguição política

O jornal semanário A Gazeta Notícias, de Itapeva, município que fica a 270 km da capital paulista, teve sua sede fechada por fiscais da prefeitura sob a alegação de que o prédio onde funciona o jornal não tem hidrante, os fiscais estavam acompanhados de policiais militares.

O fechamento ocorreu no dia 23 de setembro, véspera da circulação do jornal. Todos os serviços gráficos foram suspensos. O jornal voltou a reabrir suas portas na segunda feira, dia 28 de setembro, depois que o proprietário assinou um termo assumindo o compromisso de instalar o hidrante de água no prazo máximo de 60 dias. A denuncia partiu do presidente da Câmara Municipal de Itapeva, vereador Paulo de La Rua.

Segundo o proprietário do jornal, empresário Jefferson Modesto da Silva, o fechamento se deu por perseguição política, já que vem denunciando desmandos administrativos do governo Luiz Hussne Cavani. De La Rua, seria um pau mandado do prefeito, afirmou Jefferson.

Jefersson diz ainda que se o motivo é falta de hidrante, todos os grandes prédios da cidade também deveriam ser fechados, inclusive a sede da prefeitura. Uma lei municipal diz que as áreas construídas que tenham mais de 750 m2 precisam estar equipadas com hidrante de água.

Em sessão na segunda-feira, dia 28 de setembro, na Câmara de Itapeva, De La Rua afirmou, em bate boca com o empresário, que vai mandar fechar o jornal quantas vezes for necessário.

Jefferson Modesto da Silva redacao@agazetanoticias.com 

Terça-feira, 29 de Setembro de 2009

GAZETA MANIFESTO DE REPÚDIO

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

EM REPÚDIO A ATITUDE TOMADA PELO PRESIDENTE DA CÂMARA, PAULO DE LA RUA TARANCÓN CONTRA O JORNAL A GAZETA NOTÍCIAS.

Caro amigo leitor,

Após quatro anos da atual gestão (2004 a 2008), percebemos que a mesma estava enveredando por um lado que não faz parte de nossos ideais, ou seja, o Jornal A Gazeta Notícias, que sempre foi imparcial (como deve ser a verdadeira Imprensa), começou, em janeiro deste ano, a enxergar outro lado da história.

Para sermos mais objetivos, começamos a divulgar, através de documentos que provam tudo que escrevemos, as possíveis irregularidades cometidas pelo Executivo e pelo Legislativo.

Como vocês podem se lembrar, foi o Jornal A Gazeta Notícias quem primeiro denunciou as possíveis irregularidades no Curso de Formação da Guarda Municipal (que culminou com a instalação de uma CEI na Câmara), bem com os atos secretos do Presidente da Câmara, Vereador Paulo de la Rua, que contratou funcionários na Câmara sem Concurso Público, o que é proibido pela Constituição Brasileira desde 1988.

Pois bem. Como sempre, a Imprensa séria, neste caso nós, estamos sendo perseguidos por estes politiqueiros que, em uma atitude de total insanidade, fazem de tudo para que nosso semanário seja fechado em definitivo, conseguindo já parte de sua vontade, pois na última sexta-feira (25/09), fiscais do Setor de Tributos da Prefeitura Municipal foram até nossa sede, acompanhados de policiais militares, e fecharam nossas portas, pois a Prefeitura Municipal de Itapeva NÃO CONCEDEU NOSSO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, pelos motivos que seguem:

Estamos localizados na Rua Itaberá, número 30, na Vila Bom Jesus, em um prédio da Família Campolim, que abriga, além de nosso jornal, um supermercado e dez apartamentos. Pela legislação em vigor, prédios com mais de 750 metros quad rados necessitam conter, entre outros, um hidrante no local. Acontece que o prédio em questão não é de propriedade de um único dono, necessitando que TODOS CONCORDEM em fazer tais adaptações, sob risco de se interditar todo o prédio. O projeto, já aprovado pelo Corpo de Bombeiros, encontra-se em fase de orçamento, devendo ser iniciado em breve pelo competente engenheiro Dr, Jésus Castelanni.

Vale ressaltar aqui que, assim como o prédio que nos abriga, os prédio da CÂMARA MUNICIPAL, PREFEITURA e do FÓRUM, NÃO POSSUEM TAL ADEQUAÇÕES, mostrando que este ato é FRUTO DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.

Não satisfeitos, esses politiqueiros, mostrando toda sua mágoa contra essa empresa, seus proprietários e funcionários, registraram diversos boletins de ocorrências, além de uma denúncia ao Ministério Público, que não foi acatada pelo excelente Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Salem Carvalho, que encaminhou o caso à Prefeitura, que tomou essa ATITUDE ANTIDEMOCRÁTICA, mandando seus fiscais fechar nossa redação, deixando as outras áreas do prédio funcionando normalmente.

Diante disso, estamos lhe enviando essa carta, pedindo-lhe desculpas por esse contratempo, informando que estamos tomando todas as providências cabíveis para que nosso semanário NÃO SEJA IMPEDIDO DE CIRCULAR, e contando com sua compreensão e colaboração, para que políticos assim, bem como seus padrinhos (deputados, senadores e governadores) sejam banidos do cenário político local, estadual e federal, mostrando que O POVO ESTÁ CANSADO DE SER AMORDAÇADO E IMPEDIDO DE EXERCER SEU DIREITO DE CIDADANIA.

Em nossa próxima edição, estaremos publicando uma matéria contendo entrevistas com todos os envolvidos nos fatos narrados acima.

Lembre-se: UM POVO SÓ SERÁ LIVRE, QUANDO SUA IMPRENSA FOR LIVRE!