Ordem dos Advogados do Brasil-RJ também protesta


03/10/2008


O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Wadih Damous, repudiou no dia 29 de setembro a ação violenta do grupo que tentou impedir o jornal Extra de chegar às bancas da Baixada Fluminense. Em nota distribuída à imprensa, Wadih disse que é necessário que se proceda a uma “investigação rigorosa, com pronta resposta das autoridades à audácia criminosa dos que tentam suprimir a liberdade de imprensa”.

Afirma a OAB-RJ:

A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta sua indignação contra mais uma tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e do direito dos cidadãos do Rio de Janeiro de serem informados. Desta vez, a ação ganhou contornos de tentativa de golpe: a edição do jornal Extra que teve 30 mil exemplares comprados à força continha denúncias contra parlamentares faltosos, candidatos em municípios da Baixada.

É necessário que se proceda a uma investigação rigorosa, com pronta resposta das autoridades à audácia criminosa dos que tentam suprimir a liberdade de imprensa. Estamos diante do que há de mais retrógrado e condenável em práticas eleitorais que pareciam esquecidas no tempo dos antigos coronéis da política.

Ainda é recente o seqüestro de uma equipe de jornalistas por bandidos ligados às milícias que atuam em nosso estado. Domingo, homens armados coagiram jornaleiros a vender toda a edição para que leitores da Baixada não tomassem conhecimento de denúncias. Os dois crimes atentam contra as liberdades e direitos da cidadania. Às autoridades, cabe a punição dos responsáveis. À sociedade, que se prepara para as eleições de domingo, cabe escolher bem quem irá representar os valores da democracia.

(a) Wadih Damous, Presidente da OAB-RJ.