ABI defende a ampliação do debate político


02/10/2008


No debate com os candidatos à Prefeitura do Rio, promovido pelo Jornal do Brasil, no último dia 24, com a participação de jornalistas e entidades da sociedade civil, a Associação Brasileira de Imprensa defendeu a ampliação do debate político com a mediação dos veículos de comunicação. A proposta foi feita pelo Diretor de Cultura e Lazer da ABI, Jesus Chediak, que participou do evento como representante da Casa. Também estavam representadas a OAB e a ONG Viva Rio, entre outras instituições.

O debate aconteceu na sede do JB, no Rio Comprido (Zona Norte do Rio), e contou com a participação dos dez candidatos: Fernando Gabeira (PV), Alessandro Molon (PT), Chico Alencar (PSOL), Jandira Feghali (PC do B), Paulo Ramos (PDT), Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Vinicius Cordeiro (PT do B), Solange Amaral (DEM) e Filipe Pereira (PSC).

Para Jesus Chediak, é preocupante o fato de que, à exceção do JB, nenhum outro órgão de comunicação do Rio tenha realizado um debate sobre o futuro político do município, num momento em que o País vive sob um regime democrático:
— Lutamos muito para conseguir a liberdade de imprensa e de expressão, e a ABI teve uma participação destacada nessa luta. Mas hoje a mídia carioca, de maneira geral, não abre espaço para as discussões políticas, de interesse público, como é o caso da eleição que vai decidir quem exercerá a função de Prefeito, que é o cargo político mais importante da cidade. Os meios de comunicação não estão cumprindo seu papel de promover a discussão das idéias, símbolo da democracia.

Chediak lembrou que, por princípio, a função jornalística tem o compromisso com a verdade, ao mesmo tempo em que o jornalista “é testemunha da história”. Segundo ele, um processo de sucessão política não deve se restringir ao marketing:
— Se não há discussão de propostas na campanha, ela fica refém das estratégias de marketing. Desta forma, o candidato vira um produto; a eleição, um mercado; e o eleitor, um consumidor — afirmou o Diretor da ABI.