Casa da América Latina faz um ano


02/09/2008


Durante solenidade realizada na noite desta segunda-feira, dia 1º, para comemorar seu primeiro aniversário, a Casa da América Latina, presidida pelo engenheiro Raymundo de Oliveira, concedeu a Medalha Abreu e Lima a cinco personalidades, uma internacional — o ex-Presidente de Cuba Fidel Castro — e quatro nacionais: João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); Modesto da Silveira, jornalista e advogado de presos políticos durante a ditadura militar; Neiva Moreira, jornalista e ex-parlamentar; e Zuleide Faria de Melo, professora e integrante do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon).

O evento contou com a presença de Anita Leocádio Prestes (filha de Luiz Carlos Prestes) e autoridades diplomáticas de Cuba, Bolívia e Venezuela, além de jornalistas, professores, estudantes, advogados e economistas. A Associação Brasileira de Imprensa foi representada pelo Diretor Administrativo da Casa, Estanislau Alves de Oliveira.

Todos os oradores da noite, inclusive Raymundo de Oliveira, foram efusivamente aplaudidos ao defender em seus discursos “a integração da América Latina contra eventuais agressões imperialistas”. Alertaram também para a necessidade urgente de o continente se unir em defesa de sua soberania, citando o caso das reservas petrolíferas do Brasil e o pré-sal e destacando o exemplo da campanha “O petróleo é nosso”, que foi lançada na ABI e mobilizou o País nos anos 50.