Objeto de investigação vira paixão de detetive


28/07/2008


Nesta quinta-feira, 31, fechando a programação de julho da mostra A Imprensa no Cinema, em homenagem ao centenário da ABI e aos 200 anos da Imprensa Régia no Brasil, será exibido “Laura”, um suspense de 1944, do diretor Otto Preminger.

Na trama, baseada no romance policial “Laura”, de Vera Caspary, publicado em 1943, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) investiga o assassinato da bela Laura Hunt (Gene Tierney), diretora de uma agência de publicidade. Na tentativa de solucionar o caso, McPherson interroga o noivo da vítima, Shelby Carpenter (Vincent Price); a tia rica, Ann Treadwell (Judith Anderson); a fiel governanta, Bessie Clary (Dorothy Adams) e o jornalista Waldo Lydecker (Clifton Webb), que, usando sua influência e fama, promoveu Laura profissionalmente e se mostra possessivo em relação a ela. Com o andamento das investigações, o detetive desenvolve uma obsessão pela figura vítima e se apaixona por Laura.

O filme foi vencedor do Oscar de melhor fotografia em 1945 e teve também indicações nas categorias de melhor ator coadjuvante (Webb), melhor direção de arte, melhor diretor (Preminger) e melhor roteiro. A sessão, com entrada gratuita, será às 19h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). A mostra A Imprensa no Cinema — com coordenação do Diretor de Cultura e Lazer da Casa, Jesus Chediak —, segue até setembro, apresentando filmes que focalizam o jornalismo.