O melhor do fotojornalismo na CEF Cultural


29/07/2009


De 29 de julho a 23 de agosto a Caixa Cultural Rio exibe a mostra World Press Photo, da organização internacional que premia anualmente os melhores trabalhos fotojornalísticos publicados no mundo. Este ano, em sua 52ª edição, a exposição apresenta 196 fotografias, em 62 painéis de 1,65m x 1,10m, reunidas a partir de uma seleção das melhores imagens do fotojornalismo mundial publicadas em 2008.

Fundada em 1955, em Amsterdã, a World Press Photo é um dos mais importantes eventos sobre a produção fotográfica da imprensa mundial. Segundo os seus organizadores, a exposição, na sua recente versão, é um painel retrospectivo dos fatos mais marcantes ocorridos no ano passado, registrados com arte e precisão pelas lentes de grandes fotógrafos, abrangendo temas como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente.

A mostra atual começou a ser exibida em maio e vai até dezembro deste ano, percorrendo 61 cidades, num total de 37 países, com público estimado pelos organizadores de 2 milhões de visitantes no total. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a receber a exposição, que tem como destaque o trabalho de importantes fotógrafos internacionais.

Recorde

De acordo com os produtores da mostra, este ano 5 mil 508 profissionais de 124 países inscreveram um total de 96 mil 268 imagens, batendo o recorde de participantes em relação às edições anteriores.

As imagens foram selecionadas por um júri internacional — composto por profissionais reconhecidos mundialmente no ramo da fotografia —, que premiou 64 fotógrafos de 27 nacionalidades, em dez categorias: “Notícias em geral”, “Notícias em destaque”, “Pessoas em destaque”, “Natureza”, “Retratos”, “Esporte e ação”, “Esportes em geral”, “Arte e entretenimento”, “Vida cotidiana” e “Assuntos atuais”. Dentro de cada categoria, há as modalidades “Single” e “Série de fotos”. 

Anthony Suau

A foto vencedora do concurso World Press Photo 2008 é uma imagem em preto-e-branco do fotógrafo norte-americano Anthony Suau. A fotografia mostra um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga invadindo uma casa em Cleveland, Ohio, executando uma ação de despejo por cancelamento de hipoteca. 

MaryAnne Golon

A imagem foi registrada em março de 2008, para uma reportagem da revista Time, que na sua versão completa ficou também com a segunda colocação na categoria “Vida cotidiana” da premiação. Segundo a presidente do júri, MaryAnne Golon, a força da imagem está na sua dualidade:

— Ela parece uma fotografia clássica de conflito, mas é simplesmente o despejo de pessoas de suas moradias. Agora a guerra, em seu sentido clássico, está dentro da casa das pessoas porque elas não conseguem pagar suas hipotecas, declarou MaryAnne. 

Brasileiros premiados

Luiz Vasconcelos

Três fotógrafos brasileiros tiveram seus trabalhos premiados nesta edição do World Press Photo. Um eles é Luiz Vasconcelos, da Zuma Press, foi o primeiro colocado na categoria Single, em “Notícias gerais”, com uma foto publicada no jornal A Crítica (AM), em que aparece uma índia sendo expulsa de sua aldeia, numa ação da PM de Manaus, para desocupar terrenos particulares. 

Eraldo Peres

Ainda na categoria Single, Eraldo Peres, da Associated Press, ganhou a Menção Honrosa em “Vida cotidiana”, com uma foto registrada em 22 de janeiro de 2008, mostrando várias pessoas em volta do corpo do jovem Thiago Franklino de Lima, 21 anos, morto na Favela do Coque, no Recife (PE). 

André Vieira

O outro brasileiro agraciado com o prêmio foi André Vieira, da Focus Photo und Presse Agentur, terceiro colocado no segmento “Artes e entretenimento”, categoria Single. A fotografia é um registro do estilista de moda angolano Shunnoz Fiel, integrante da nova geração de artistas da moda do País. 

Além disso, o Brasil aparece em uma série de cinco fotos do mexicano Carlos Cazalis, primeiro colocado em “Assuntos atuais”, na modalidade “Série de fotos”, com o registro de moradores de rua dormindo em São Paulo, sendo um deles em frente a um dos símbolos da elite paulistana, o Jockey Club da cidade.

A mostra é uma realização da Capadócia Produtora Cultural, representante oficial da World Press Photo no Brasil, com o apoio da Caixa Cultural Rio. 

Serviço

Evento: Exposição World Press Photo 2009
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 — Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: de 29 de julho a 23 de agosto de 2009
Horário: terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h
Entrada Franca

Tel: (21) 2544 4080